sábado, 11 de junho de 2016

Cusco - Peru: Comer, comer....

Nada como estar em viagem e experimentar o que tem de melhor no local.

Ou até mesmo, o que tem de diferente...

Tirando alguns itens culinários que não dá para comer (isso para o meu paladar), o resto temos que provar pelo menos.

Em nossa viagem a Lima / Cusco, o que não faltou foram opções para tal.

Já tínhamos ouvido falar que, principalmente, Lima é um lugar que se come muito bem e possui uma enorme variedade. Mas, é muito mais do que ouvimos.

Tá imaginando o que vem pela fente?
Assim que chegamos a Cusco, já passava um pouco da hora do almoço e estávamos com fome, decidimos procurar algo rápido, mas que estivesse bem no centro para já irmos entrando no clima da cidade.

Deixamos as malas no hotel e fomos andando até a Plaza de Armas.

Praça central da cidade com muitos pontos turísticos ao redor e muita gente.

Procuramos algo por ali, e o que nos chamou a atenção foram uns pequenos balcões onde se pode beber e comer olhando a praça.

Quando se olha de baixo dá até medo de que aquilo pode cair, parece um módulo acoplado de casa de boneca.

Mas acreditamos que não havia problema e fomos.

Não parece módulo de casa de brinquedo?

De lá pode - se ter uma dimensão maior e melhor da cidade, naquele ponto; além de ser bem agradável.

Plaza de Armas.

A vista para quem acabou de chegar na cidade vale a pena.

Em relação a comida não é nada de mais, coisas simples e normais. Vale pela vista.

Começamos com a bebida típica do Peru. Pisco Sour.

O gosto é bem parecido com a caipirinha. Vou ser sincera que fiquei meio receosa no início de tomar por causa do ovo, mas praticamente não se sente o gosto.

Leve para começar.

Na hora do jantar procuramos na internet e o restaurante escolhido foi a primeira opção do TripAdvisor.

Vale a pena!!!!!!

Comida típica, muito gostosa, bem servida, preço muito bacana e ambiente super agradável.

O restaurante foi o Morena Peruvian Kitchen.

Pertinho da Plaza de Armas, fomos andando (tranquilo). Conta com wi fi.

Passamos na porta umas 02 vezes, pois não tem grande letreiro e por fora não chama atenção.

Mas quando entramos...

Esse é o cardápio. Tem a versão em inglês e em espanhol.
Essa é tipo uma sala de estar ou de espera. As escadas levam para mais um andar de mesas. Dá para ver que eles se preocuparam em deixar as pessoas confortáveis e com sensação de em casa.

Essa é a visão do fundo do salão principal. Não é grande.

Aqui você vê eles fazendo sua comida.

Pensando em tudo da decoração, inclusive com plantas da região.

O desenho na parede que dá o nome ao restaurante.

Cada detalhe impressiona. Assim como o porta talheres, o prato também é de pedra!!!!!

Como era nossa primeira noite na cidade, ainda não acostumado com os 3.400m acima do nível do mar, resolvemos não abusar e pedimos suco. Laranja e manga. Além de deliciosos, feitos da própria fruta (não era polpa), eles vem em pequenas jarras (sem economia) e com uma decoração de dar inveja.
Perguntamos a garçonete o que mais saía e ela nos ofereceu 02 pratos. Escolhemos os 02.

Esse foi o primeiro prato. Como sempre a decoração do prato impecável, também servido em uma travessa de pedra e a porção dá facilmente para 02 pessoas. Aeropuerto - arroz frito chinês no estilo peruviano, com peito de frango, barriga de porco, camarões frescos e vegetais chineses. Um clássico de Lima.

Um pequeno comentário só é que é bem gorduroso. Mas é tão maravilhoso que não nos importamos muito.

O problema é que depois de 03 dias comendo assim (muita gordura) - acha intestino....

Esse foi o segundo prato. Lomo Saltado - Carne em filet frita com cebola, pimenta, alho, tomate e batatas nativas; com Amarillo, pisco e molho de soja - servido sobre molho de quinoa e huancaina (batatas amarelas cozinhas em molho cremoso e picante).

Não preciso dizer que a vontade era de voltar para almoçar e jantar todos os dias que estivemos lá.

Mas isso não pode!!!!! Temos que conhecer novos lugares.

Continuando com a abundância gastronômica...

No nosso último dia também procuramos pelo TripAdvisor, mas queríamos também um restaurante que tivesse comida típica do local.

Escolhemos o abaixo.

Embora pelo site estava falando que eles abriam as 11h, eles só abrem as 12h. Porém, quando o dono nos viu na porta esperando, ele começou a abrir o restaurante para que esperássemos lá dentro (era 11:30h).

Muito simpático, restaurante familiar, também próximo a Plaza das Armas. Nos disse que recebe muitos brasileiros; inclusive tinha uma bandeira do Brasil lá dentro.

Igual ao anterior na elegância e cuidado com a decoração. Tinha mais um andar com mesas, mas preferimos sentar nessas mesas que tem poltronas.

Grande diversidade de artigos locais na decoração.

Eu não estava muito bem da barriga, por assim dizer; então não queria comer muito, queria algo mais leve.

Escolhi a sopa, que conforme o cardápio é o ideal para o seu primeiro dia em Cusco, pois ajuda na ambientação com a altitude.

Sopa de legumes da época. Não me perguntem quais são. Mas, estava muito gostosa e cremosa.

Porém, existe um prato, que é um dos mais apreciados em Cusco.

Aquele prato que é feito para datas especiais e tem todo um cuidado em seu preparo.

Já tínhamos ouvido falar dele quando fomos ao Vale Sagrado, mas não tínhamos tido vontade nem coragem de experimentar.

Porém depois de tanto se ouvir e vê - lo retratado em diversas obras de arte (ele aparece até na mesa da Santa Ceia quando está é pintada por artistas cusquenhos), não conseguimos resistir e pedimos.

Ele demora 1h para ficar pronto, então se esse for seu pedido, faça - o assim que chegar.

Cuy é o prato famoso. Nada mais é que um porquinho da índia assado, mas também pode ser servido cozido.

Não vem bonitinho!!!!! A famosa Cuy

Foto com o prato. Em geral tiro fotos das comidas só, mas com esse fizemos questão de tirar foto com ele.

Depois que tiramos todas as fotos, o prato volta para a cozinha e é cortado. Você deve estar se perguntando: Como se come? Com a mão, pois os ossos são muito pequenos. É gostoso? Lembra frango.

Aqui está uma parte do cardápio deles.

Aqui só para você ter uma idéia do valor  e ver outro rato importante da cultura deles para festividades. Como ele é para 04 pessoas e o valor bem mais alto, nem pensamos em pedir.

Para quem nunca viu...

Esses são os famosos porquinhos da índia ao vivo.

Aqui um bebida típica feita de milho.

Para quem quiser experimentar também uma bebida típica temos a Chicha Morada. Uma bebida feito a base de milho roxo. Não gostei muito não e o sabor lembra de longe um suco de uva.

De comida de Cusco foi isso. Tá bom né, já deu para abrir o apetite ou de viajar em um tour gastronômico.

Bjs   e   Até   a   Próxima   Aventura,   sempre   Tentando   Explorar   o Mundo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!