quarta-feira, 24 de junho de 2015

Voando TAP: Econômica

(Atualizado em 2016)

Na nossa última viagem, o roteiro escolhido foi a Europa. Escolhemos a TAP como a companhia área.

Fizemos o percurso GIG - LIS e depois LIS - BCN; o mesmo na volta.

Começando no check - in, tudo foi tranquilo. O que achei ruim, foi que eles só abrem 3h antes do voo. Rápido e prático.

Como saímos do Brasil, temos direito a 2 volumes de 32Kg cada, inclusive no trecho dentro da Europa. Mas, isso comprando tudo junto dentro do mesmo bilhete, pois caso compre o trecho intercontinental separado do trecho interno europeu, esse trecho terá direito só a 01 volume de 23Kg. Então cuidado com isso.

O embarque foi tranquilo, com prioridade para as classe altas do TAP Victoria, assim como gestantes e pessoas com crianças.

Em relação a reserva de assentos, a TAP não possui como a maioria das companhias o que eles consideram de assento comfort. Liguei até questionando isso, pois dessa vez faria questão, mas eles não tem.

Como comprei pela internet, na hora da compra eles não oferecem a possibilidade de escolha do assento, então liguei e reservei - os. Queria a primeira fileira, pois tem mais espaços para as pernas e o fundamental pode - se colocar o berço para bebês.


Cabe até uma criança de 11kg e 74cm. No voo de volta ele era de veludo azul, achei esse bem melhor, pois dá a impressão de ser mais limpo e menos empoeirado. Mas a aeromoça assim que coloca ele já forra com uma manta e deixa um travesseiro para a criança.


Impressionantemente, liguei ainda faltava 06 meses para a viagem e só tinha 01 assento na primeira fileira disponível no voo de ida. Reservado!!!!

Aproveitei também a situação e reservei comida especial para criança e bebê.

Nessa viagem foram eu, minha mãe e meus 02 filhos (um de 5 anos e uma com 11 meses).

Teve um atraso de quase 03h, primeiro devido a um problema técnico no ar condicionado. Se não bastasse isso, teve uma passageira que por motivos pessoais (já tinha perdido sua conexão devido ao atraso) resolveu sair do voo. Não imaginam a confusão que isso gerou. E para completar quando o avião estava taxiando para decolar, um paciente passou mal, tivemos que voltar para o hangar, entrou equipe de paramédicos e retiraram o paciente do voo.

Um começo digno de filme.

Vou ser sincera que já não sabia o que fazer com as crianças dentro de um avião parado e quente, mas no final até gostei porque a passageira que saiu estava do meu lado, assim meu filho que estava no banco de trás pode sentar ao meu lado.

O avião que fomos para Lisboa era um avião novo, com tela individual de entretenimento e touchscreen. 



O espaço para as pernas, lembrando que estava na primeira fileira, foi excelente.



A inclinação do banco, melhor que o da Delta.

Problemas da primeira fileira. O braço que separa as cadeiras não levanta em todos os lugares, então se você está acompanhado com crianças isso pode ser ruim. 

Para as crianças, assim que levantamos voo, cada um ganhou um kit viagem.

Para o meu filho de 05 anos foi dado uma bolsa, que vinha com um estojo e uma revista dentro. Dentro do estojo vinha uma meia, um tapa olhos, conjunto de giz de cera, um jogo de cartas 3 em 1 (cartas mesmo, quebra cabeça e dominó). Além de pasta e escova de dente.






Para a pequena veio um babador, 02 bichinho de pelúcia e um livrinho de plástico.





No vôo de volta deram o mesmo kit para meu filho mais velho, mas para a bebê não deram nada. Como assim que se compra a passagem já se sabe quem estará no voo eles deveriam ter se programado para não faltar.

Em relação a comida, não posso reclamar. Como mencionei acima, reservei comida infantil para as crianças. Logo, antes de começarem a servir todo o voo, primeiro eles servem as crianças e pessoas com comidas especiais.

O que achei ruim é que eles deveriam ter me perguntado se eu queria comida para a bebê. Eles não perguntaram. Só quando questionei se tinha comida para a pequena é que eles falaram que tem aqueles vidrinhos de comida para bebê, mas é como se fosse uma sopa com tudo batido no liquidificador, e minha filha já come pedacinhos. Pedi mesmo assim, mas o gosto é bem ruim e como não imaginava isso ela acabou comendo um pouco da minha comida e leite.

Além disso, minha filha não pode ver comida que já faz um escândalo, então como não dei comida para ela primeiro, quando viu a do irmão...


Prato infantil. Jantar.


Café da manhã infantil.

O café da manhã achei bem fraco, fora que os pães estavam bem frios.

O vôo de volta foi outra história. Viemos num avião que já deveria ter sido revitalizado a muito tempo.

A tela era individual, mas ainda do tempo do controle que fica preso na cadeira como um telefone.

Mas, se via que o avião era realmente velho pela má conservação dele.

Voltei também na primeira fileira, só que dessa vez nos assentos da janela. Simplesmente a "parede" do avião estava solta. Se empurrasse só um pouquinho dava para ver a fiação por detrás dela. Exatamente na "parede" da minha frente tinha um buraco com os fios também a mostra, como se faltasse a canopla para fechar o buraco.

Infelizmente não tirei foto disso.

Assim que vi avisei a aeromoça que mostrou para o comissário. Um tempo depois ela voltou e me informou que avisaria ao comandante sobre o estado do avião para vê se não teria problema com o voo; mas não voltou com a resposta.

A viagem foi ótimo e tranquilo, chegamos inclusive 40 minutos antes do previsto. O inconveniente foi que era de dia. Então controlar 02 crianças, sem sono, durante 09h...

E a comida também tinha muita diferença da de ida. Inclusive como sobremesa, acreditem!!!! foi um guarda chuva de chocolate. Não compro isso nem aqui para casa.



No fim das contas. Ida - muito bom. Volta - mais ou menos. 


Para quem não sabe, esse é o cinto de avião para bebê de colo. Essa parte tipo argola é o local onde se passa o cinto do adulto e o restante prende na criança normalmente. Assim ele fica preso a você.



Como fica o cinto depois de colocado.



Bjs e Até a Próxima Aventura, sempre Tentando Explorar o Mundo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!




Esse post foi criado em 2015, agora quase que 01 ano depois (2016) vou escrever mais algumas coisas, pois acabei de fazer uma recente viagem pela TAP.


Gente!!!!! O que aconteceu????


Houve uma piora muito grande no serviço.


Para começar, como novamente fui com crianças, fiz as reservas de assento com antecedência.


Simplesmente ao chegar no aeroporto descubro que os assentos não tinham nada a ver com os que havia escolhido.


Tentamos mudar no check in, porém como o vôo estava lotado, foi nos orientado tentar mudar a bordo.


Nem acreditei que conseguimos.


O entretenimento, embora fosse com tela individual, não era touch. Ainda era naquele esquema de telefone que sai da poltrona para escolher. 


E as opções eram ínfimas!!!!!


A comida, nossa... A janta deu para comer, mas o café era intragável!!!!!


Tinha reservado comida infantil para o meu filho. Cadê??????


E na volta, embora a tela fosse touch, só existia 05 opções de filme.


E a comida da janta, ninguém, acredita, mas era músculo. 


Isso mesmo, músculo!!!!!!


Não como nem em casa.


Desculpa não ter fotos, pois esse ano como a menor ainda ia no colo, como já está grande, não pode ficar no berço (só vai até 11kg), então foi o tempo todo comigo.


Deixo aqui meu desabafo, pois piorar um serviço não dá, não é????




Bjs e Até a Próxima Aventura, sempre Tentando Explorar o Mundo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário