sábado, 18 de junho de 2016

A caminho de Machu Picchu - Águas Calientes

Estávamos em Cusco e nosso próximo destino seria Machu Picchu.

Nem cogitamos a hipótese de fazer a trilha que leva até a cidade.

Então, vamos de trem.

Por causa de chuvas, a estação de Cusco estava fechada para a maioria dos trens, então a estação mais perto seria a de Olantaytambo.

Para quem vai fazer o passeio do Vale Sagrado é tranquilo, até porque a maioria dessas excursões termina em Olantaytambo. Então é só avisar que você irá ficar na cidade e não retornará. Dali você já pega o trem para Águas Calientes que é a cidade base de Machu Picchu ou povoado de Machu Picchu.

Só preste atenção na escolha dessa excursão, pois embora a maioria termine em Olantaytambo, algumas não; terminam em Chinchero.

E outra coisa para se avaliar é a hora de agendar o trem.

Marcamos para as 19h o trem de saída para Águas Calientes, ficamos umas 3h esperando; mas podemos conhecer com calma a cidade e suas ruínas que é a mais importante do Vale Sagrado.

Assim que nossa excursão terminou eles nos deixaram na praça principal da cidade, que diga - se de passagem não tem nada.

De lá fomos a pé até a estação (uns 5 min) e ficamos esperando em uma das lanchonetes até a hora.

Estando aberta a estação de Cusco, indico que a volta seja direta por Cusco, a não ser que você ainda vá conhecer alguma cidade a mais no Vale Sagrado como Morais e Moray (não tivemos tempo).

Caso contrário, você chegará em Ollantaytambo e deverá pegar uma condução até Cusco que leva em torno de 1,5h e eles te deixam na praça principal ou bem perto dela.

Não se preocupe pois sempre que os trens chegam há um aglomerado de pessoas seja de van ou de táxi oferecendo seus serviços até Cusco.

Nós pegamos um carro grande para 05 pessoas e foi nos cobrado 15 soles para cada.

Os bilhetes são comprados no site da PeruRail.

Existem 03 tipos de bilhetes: Expedition, Vistadome e o Birham (o mais luxuosos e caro de todos).

Sendo uma pessoa comum você vai escolher um dos 02 primeiros.

Escolhemos o Expedition para ir (mais barato) e o Vistadome para voltar.

A diferença de valor não é muita, mas também não há necessidade de se pagar mais para ir nas duas pernadas no trem Vistadome.

Mas, qual é a diferença entre eles?

Expedition:

Trem justo, normal, que vem com uma pequena mesa para um lanche que eles servem.

Eles colocam uma escada para ajudar na subida.

Depósito para as malas no trem.

Tranquilo para uma viagem de 1,5h.

Vistadome:

O trem por fora parece igual, mas as cadeiras são um pouco mais confortavéis (não se prenda nisso para decidir).

Por fora parece a mesma coisa.

Também possui uma mesa, só que eles colocam um pano todo bonito que fica até eles recolherem o lanche.

Em relação ao tamanho do assento vi pouca diferença.

AS janelas já podemos ver como são maiores. Engraçado que do lado de fora não parece.

O lanche é um pouco melhor, mas nada OHHHHHH.

A diferença está mesmo nas janelas. São bem maiores, então ela te dá uma vista da área externa muito legal.

Nessa foto temos a noção de como ele gera uma vista melhor.

Durante também a viagem há um pequeno show com personagem folclórico quechua e um discreto desfile de casacos e mantas de alpaca e baby alpaca que depois são vendidos a bordo.

Nós fomos de Expedition - fomos já escuro, então nem adiantaria ser o outro, não dá para ver nada; e voltamos de Vistadome, o que valeu bem a pena. Retornamos as 16h.

Então agora que já sabemos como ir, como foi?

Como já disse, saímos no trem das 19h a caminho de Águas Calientes por Ollantaytambo, isso no mesmo dia que fizemos o tour do Vale Sagrado.

Chegando a Águas Calientes, compramos os ingressos do ônibus (75 soles por pessoa, ida e volta) e depois fomos direto ao nosso hotel.

Quando escolhemos ele, procuramos por algum bem perto da estação de trem, que também é perto da venda dos tickets para o ônibus que nos leva a Machu Picchu.

A cidade é toda ladeira, então cuidado para não escolher um muito para cima...

Nós escolhemos o Flower´s Hotel.

Bem perto da estação, mas tem que subir uma pequena ladeira.

Quarto confortável, inclusive maior do que o de Cusco, banheiro com água quente - isso é imprescindível caso você vá no inverno e muitas mantas.

O quarto também tinha aquecedor, ao contrário de Cusco que não tinha.

O café da manhã é bem simples, e como eles sabem que muitas pessoas saem bem cedo para Machu Picchu, ele começa bem cedo.

Tínhamos deixado nossas malas em Cusco, já que voltaríamos no dia seguinte e dormiríamos por lá, mas levamos uma mochila.

Para ir conhecer Machu Picchu deixamos essa mochila no hotel e pegamos na volta.

É só falar na recepção, pois eles fazem isso sem problema, já estão acostumados.

Então, saímos por volta das 06:45h do hotel e voltamos para pegar as malas as 15h; já que nosso trem era as 16h.

Lembrem - se que deve - se chegar a estação 30 min antes do embarque.

Não fizemos nenhuma refeição mesmo em Águas Calientes, no que diz almoço e janta; mas lanchamos em um lugar na avenida principal da cidade que merece ser falado.

La Boulangerie de Paris.

Ambiente acolhedor, de um francês que veio e ficou com itens maravilhosos que ficou difícil escolher só um.

Para um lanche, perfeito. Mas, não é nada típico do local.

Também perto da estação de trem existe uma feirinha permanente que vende coisas da região, seja artigos de decoração, roupas, souvenirs, etc...

Os preços são um pouco mais salgados que em Cusco, mas mesmo assim conseguimos comprar algumas coisas.

Entre elas está o Elkeko.

Meu marido já tinha ouvido falar em Queco Fumador.

É um boneco de gesso que representa o Deus da abundância dos incas.

A lenda conta que quem tiver um deles, obtém fartura.

Peru, Bolívia e Chile brigam pela sua origem, mas ele é andino e como os 03 países possuem andes...

Ele tem os braços erguidos para o lado e nele são pendurados todos os tipos de coisa que uma pessoa poderia querer ter.

O mais comum são notas de dinheiro pequenas porque as pessoas precisam de dinheiro para realizar seus projetos.

Em certas épocas do ano, coloca um cigarro na boca e dizem que ele fuma. Fumar todo cigarro é melhor do que pela metade, pois segundo a crença, se isso acontecer, os desejos não serão ouvidos.

Na feira, meu marido quis testar e colocou um cigarro na boca dele; e não é que ele fumou!!!!!

Bjs   e   Até   a   Próxima   Aventura,   sempre   Tentando   Explorar   o Mundo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!