sexta-feira, 1 de maio de 2015

I left my heart in San Francisco...

São Francisco...

A ponte... 



Conheci essa cidade recentemente aproveitando a ida a um congresso.

Sempre tive vontade de conhecer a Califórnia, mas a distância fazia eu pensar 2 vezes. Mas, com um grande motivo para ir.... não tem o que pensar.

Porém, como não podia estender muito minha estada devido a família e trabalho, só fiquei realmente em São Francisco. Entretanto, quem tiver tempo vale muito a pena chegar por lá e descer até Los Angeles passando pelo Napa Valley que é a região dos vinhedos de lá.

Cidade moderna, jovem, simpática, bonita e com muitas atrações esportivas típicas de cidade a beira mar, mas que também possui seu lado mais antigo com predominância em alguns bairros da arquitetura vitoriana,




Quer comprar? Bagatela de USS 3.000.000,00


um bairro mais hippie,







e uma chinatown. As pessoas são em sua maioria novos e alguns bem estilosos. 

O clima muda muito rápido. Fui no final de março, o que já era primavera para eles, mas durante o dia usei blusa de manga comprida e a noite fazia um vento bem gelado, mas nada de casacão ou sobretudo se comparar com NYC na mesma época. Uma coisa que impressionou foi, como falei, essa mudança rápida do clima. De repente ficava mais frio e surgia um nevoeiro imenso.


Essa foto eu peguei na internet e mostra como é o nevoeiro de SFO. 

Em relação a comida, come - se muito bem na cidade, passando por todos os gostos. Pode - se comer um fast food, assim como ir em restaurantes self service (principalmente tailandês) ou a la carte. Escolhíamos uma refeição do dia para fazer em restaurante e nesse gastávamos em torno de USS 50 por pessoa, enquanto nas versões mais rápidas gastávamos em torno de USS 20 por pessoa.

A locomoção na cidade é bem fácil. Tem ônibus, bonde, metrô que cortam quase toda a cidade. Alguns pontos da cidade é que são mais difíceis, pois como a cidade foi construída em cima de colinas, ela tem cada ladeira que o mínimo de esforço físico é necessário. Além disso dá para fazer muita coisa a pé.

Em relação a segurança, é uma cidade segura durante o dia e a noite não é que ela seja perigosa, mas tem que ficar mais atento, em bom português, não dá para dar bobeira. A cidade tem muitos mendigos, mas muitos mesmos.

Em relação a atrações da cidade, as mais importantes são os passeios de bonde (que vemos em quase todos os filmes que tem como sede essa cidade) e a Golden Gate Brigde. O mais esportivo é atravessar a ponte de bicicleta.

Mas vamos lá.

Do Rio de Janeiro, pegamos um vôo até Atlanta e de lá um para São Francisco. Na primeira "perna" foram em torno de 09h. Ficamos umas 02h esperando o próximo vôo e depois mais um vôo de quase 05h. Juro que isso faz pensar se realmente vale a pena ir para lá. Muito cansativo, ainda mais quando se vai na classe econômica. O ideal é ir para uma cidade, passar uma noite ou duas e depois ir para lá; especialmente se for com crianças.

Chegando no aeroporto pegamos um táxi até o nosso hotel. Este ficava bem próximo a Union Square, o que significou USS 50 para esse percurso!!!!!! Então, antes de chegar e assim que reservar o hotel, entrem em contato com o hotel para saber se eles possuem transfer que possam buscá - los no aeroporto. É óbvio que isso depende do número de pessoas. No meu caso, éramos 02 pessoas com 03 malas. Então um táxi deu. No caso do transfer seria USS 15 por pessoa, que foi o que pagamos no retorno ao aeroporto.

Chegamos um pouco depois do almoço e pegamos trânsito, então imagina se você chega na hora do rush mesmo...

Fiquei em um hotel bem próximo a Union Square. Dele íamos a pé para o Centro de convenção, para a Market St (onde fica grande parte das lojas e o ponto inicial dos bondes).Também na Market St. pegávamos o ônibus 8F (que é um ônibus/bonde bem antigo) que nos levava para o Fisherman Wharf.

O hotel era bem simples, mas confortável. O banheiro é que era muito pequeno, com cortina de box ao invés de vidro - isso eu acho horrível por causa da higiene, mas para dormir está ótimo. Como a maioria dos hotéis, sem café da manhã.




Na esquina do hotel tem uma Wallgreens, então pequenas coisas como iogurte, suco, salada de frutas eu comprava lá. Na rua também tem uma grande oferta de restaurantes e bares.

Ele ficava em cima de uma dessas cafeterias americanas que tem café, almoço e janta; embora só uma vez consegui comer lá; pois saíamos antes dele abrir e chegávamos depois de ter fechado.




Quem fica no hotel tem 20% de desconto nessa cafeteria. Nesse dia que consegui pegar ele aberto, já era umas 15h e ainda não tinha almoçado, então resolvi comer uma coisinha lá. Pedi uma sopa de legumes com frango (para mim seria tipo uma canja) já que de noite iríamos jantar fora. Minha surpresa quando ela chegou... 


Para mim isso não é sopa, é legumes e frango cozidos dentro de um pote de água.

Comi os legumes e só. Não sei se isso é o normal deles de sopa ou se é só lá. Por via das dúvidas, nunca mais pedi sopa.

Teve um restaurante em especial que jantamos um dia há uns 100m do hotel que recomendo. O nome dele é Three9Eight. Na mesma calçada do hotel. Lugar bem agradável, bonito. 





O local estava bem cheio. Pedimos o prato do dia que era uma macarrão a bolonhesa com um vinho e a sobremesa... Ah, a sobremesa - que coisa maravilhosa!!!!!!! Era um mix de bolo com suflê de chocolate, a massa bem macia e dentro calda de chocolate. Simplesmente maravilhoso!!!!!! 





Um bar que fomos na última noite em SFO também bem legal. A temática dele por dentro é bem interessante. No meio do balcão tem a réplica da frente de um bondinho e muitos capacetes de futebol americano no teto.



Mas vamos começar a falar da cidade, seus pontos turísticos.

O mais perto de nós. 

Union Square:



Uma bela praça que ocupa um quarteirão inteiro, muito bem cuidada com lugares para sentar e descansar um pouco. 

O que mais chama a atenção dela acredito que seja a redondeza. Milhares de restaurantes de bons a muito bons,  lojas para todos os gostos. Em frente a praça mesmo encontramos a Victoria Secrets e Nike, mas andando um pouquinho além dela temos Prada, Channel, Jimmy Choo, LV e muitas outras marcas famosas mundialmente, além da Saks.

Os Bondinhos:

A principal, senão a segunda principal atração da cidade. Isso vai depender do seu interesse.

Existe 02 linhas principais. As duas tem como ponto inicial a Powell / Market St. ( http://www.sfcablecar.com/routes.html). As linhas são a Powell - Mason e a Powell - Hyde. A primeira vai para o Fisherman´s Wharf e a segunda vai para a Ghirardelli Square, sendo está a que passa pela Lombard ST.

Vale a pena ver como o bonde faz a curva para iniciar uma nova jornada.

Os bondinhos surgiram após um grande acidente em 1869, onde cavalos nas colinas escorregaram e com suas caroças mataram algumas pessoas. Então ele foi criado para tentar se locomover de maneira mais segura pelas colinas de SFO. Dia 10/04/1878 foi quando começou a funcionar.

Olhando o "maquinista" você verá que é necessário grande força para segurar esses bondes, tanto que só em 15/01/1998 a primeira mulher começou a operar um. 

Os ingressos podem ser comprados no ponto inicial deles e custa USS 6. Pode - se descer e subir estando com o ticket em mãos.

Nessa linha que eu considero a principal que é a Powell - Hyde, vc irá passar por outros pontos de interesse da cidade.





Dá uma sensação de que ele vai simplesmente ladeira a baixo.




Lombard Street:



É uma das vias de trânsito mais famosas da cidade. Ladeira íngreme na qual se passa em zigue - zaque. Idealizada em 1922 por Carl Henry com a finalidade de eliminar os 27 degraus que desciam da colina e permitir a passagem de automóveis.

As pessoas acreditam que está seja a rua mais tortuosa do mundo, mas na verdade não é. Ela não é nem a mais tortuosa de SFO, mas ela é a mais famosa, já que nenhuma outra possui um visual tão bonito como está. 

E porque tão tortuosa? Por causa da segurança.

Pode - se chegar lá pelo cable car. Ele deixará você na parte de cima da rua, de táxi ou de Hop On Hop Off, mas nesse pense duas vezes.

Quando fui de cable car, resolvemos não descer, pois depois iríamos com o ônibus. Só que o ônibus deixa um pouco longe, e o problema é a ladeira para subir.

Tá vendo o ponto mais baixo dessa ladeira? Então é só subir que chegamos lá.

Levei uns 15 min ladeira a cima, e sei que quando cheguei lá a única coisa que queria era sentar e descansar. E depois para pegar outro ônibus, é ladeira a baixo... Pelo menos, para descer todos os santos ajudam.

Mas é um ponto interessante da cidade.





Esse é o GoGo Car. Um carro para 02 pessoas que é alugado por horas e assim com GPS vai se conhecendo a cidade.


Então, minha dica, vá de Cable Car; desça no ponto dela, conheça a rua e volte para o Cable Car.


Voltando a linha Powell - Hyde, conforme havia dito ela termina na Ghirardelli Square. Outro ponto para se conhecer.


Ghirardelli Square:



É uma área pública com lojas e restaurantes. E como o próprio nome já diz, é onde está a loja da Ghirardelli. 




Está é uma loja e um café onde pode - se comprar os seus famosos chocolates, assim como beber chocolate quente ou comer deliciosos sorvetes feitos com seu próprio chocolate.

Essa companhia de chocolate existe desde 1852 e é considerada a Companhia de Chocolate Premium da América.




No dia que fomos pedimos sorvete estilo flocos com cookies.




E nossa amiga pediu esse que vinha com brownie.



Os dois simplesmente maravilhosos. 

Dica: é para dividir.

Aproveitamos também e almoçamos por ali mesmo Tem dois principais restaurantes; sendo um no estilo mais fast food e o outro não.


O restaurante mais estilo fast food.


Terminando o passeio gastronômico, hora de algumas comprinhas. Pequenas lojas com souvenir da cidade. Para quem não sabe o que coleciono por onde vou são os imãs de geladeira. Mas existe diversos outros produtos para vários tipos de personalidade e dinheiro de compras. Mas uma loja que me chamou a atenção foi a de azeites, vinagre e especiarias.





A loja por si só já é uma gracinha, mas a idéia é fantástica. Pode - se comprar diversos tipos de vinagre e azeites de todo mundo, mas o legal é que você pode experimentar o azeite que você quer comprar. Gostando, escolhe - se o vidro (50,100,150,200,... ml) do tamanho e modelo que você quiser e enche - o do seu azeite escolhido.



Eles selam o vidro, podendo trazer sem problema na mala. 

Na hora, estávamos com certa pressa e não quis ficar experimentando. Por um lado foi bom, pois eu trouxe o azeite trufado italiano e ele é SIMPLESMENTE MARAVILHOSO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Acredito que um dos melhores azeites que já comi. Se tivesse experimentado ia querer muito mais dele.

Para se ter uma idéia, esse azeite sai por USS 10 a cada 100ml e um vidro de 100ml sai por volta de USS 5 dependendo do modelo de vidro que se escolhe.

Continuando...

Acabamos mais esse passeio, descendo a rua a direita; indo em direção ao Fisherman´s Wharf existe um café de esquina (bem em frente ao ponto final do cable car) chamado Buena Vista Café.

Entramos nele por acaso. 

Vale lembrar que embora esteja numa ordem lógica para o turista o passeio que descrevo, eu só tive essa noção depois de tudo. Me faltou um local que explicasse desse jeito.

Então cheguei a ir a Ghirardelli Square umas 03 vezes, ao invês de ter "queimado" essa parte da cidade logo.


Buena Vista Café:

Voltando ao café. Nesse dia era em torno de 15hs e mais uma vez ainda não tinha almoçado, então procurei um local onde pudesse almoçar e fazer hora enquanto esperava minha amiga.

Várias opções de almoço, inclusive os King Crab que são aqueles caranguejos gigantes.



Comida bem gostosa e não muito cara. Comparativamente sai mais barato que muito fast food.

Mas o que não sabíamos é que estávamos dentro do café com o Melhor Café Irlandês de SFO.



Para quem não sabe, o café irlandês é uma bebida a base de café, uísqui irlandês, açúcar e chantilly. A bebida foi inventada no porto de Foynes e servia para aquecer os passageiros que chegavam da América do Norte vindos pelo Atlântico.

Segundo a lenda, sua criação ocorreu quando um vôo partindo de Foynes teve que voltar devido as condições climáticas e o restaurante foi avisado para ter bebida e comida para as pessoas. Eles já tinham café proto e resolveram acrescentar algo para estimular os passageiros - uísqui.

Um americano perguntou se o café era brasileiro e o dono do local respondeu: "No, it´s an Irish Coffe."


Já ficou bem grande, continuo no próximo post...





Bjs e Até a Próxima Aventura, sempre Tentando Explorar o Mundo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!






Nenhum comentário:

Postar um comentário