segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Parque ou obra de arte? - Park Güell: Uma das obras de Gaudi

" A reta é do homem, a curva é de Deus."

"Ser original é voltar às origens."

Antonio Gaudi.

Idealizado por Antonio Gaudi, esse parque urbano em Barcelona é um dos maiores pontos turísticos da cidade.

Construído entre 1900 e 1914, foi vendido a Barcelona em 1922 e aberto ao público em 1926. Seu intuito era ser um retiro para famílias ricas no estilo cidade - jardim inglês, por isso seu nome com K., mas não houve interesse e por isso foi vendido.

O projeto original teria 40 casas, mas só 02 foram construídas, sendo em uma delas a Casa Museu Gaudi, onde sua renda vai para a construção da igreja Sagrada Família, e as áreas comuns.

Que bom não? Assim temos essa maravilha para conhecer.


Essa casa fica no caminho para a entrada do parque e aqui Gaudi morou de 1906 a 1925 quando foi morar na oficina da sagrada Família.

Chama - se La Torre Rosa e está no Caminho do Rosário.





Uma mistura de cores, brilhos, texturas que se juntam em extrema maestria de beleza. Andar no meio das árvores observando a arquitetura do lugar, que vai desde bancos a pilastras é um dos destinos obrigatórios para quem visita a cidade.

Embora você possa comprar a entrada no local, sugiro que compre antes pela internet já que acaba e lota rápido. No dia que fomos nossos ingressos eram para as 10h e por curiosidade perguntei na bilheteria para que horas teriam e só teria a partir das 16h.

Uma coisa que vocês verão é a falta de linhas retas, pois segundo Gaudi a natureza não é reta.

A caminho da entrada do parque propriamente dito.

Do lado de fora você já pode ver algumas das construções.


Assim que você entra o caminho te levará para a zona central do parque que é composta por uma praça de terra abatida com um banco curvo todo ladrilhado e vista para a cidade.


Vista aérea da praça. Foto: wikipédia.


Os bancos curvos. Eles possuem um leve inclinação para que a água da chuva não se acumule. E esse mosaico dos ladrilhos é o trecandis.

As pilastras que suportam a parte da frente da praça.

Esta praça fica suspensa por pilastras que formam a Sala Hipostila. Chamada de Praça Oval ou Teatro Grego e acredita - se que seria para uso de peças teatrais.

Descendo vamos para a Sala Hipostila.


Segundo muitos especialistas essa é parte menos original do parque.

Adicionar legenda

Ela possui 86 colunas dóricas (tipo mais rústico de arquitetura grega onde suas colunas são desprovidas de base). Fonte - Wikipédia. Gente, o que seríamos hoje sem esse site!!!!! Muitas informações que ficariam soltas e sem explicação para pessoas que não entendem de arte e arquitetura como eu.

Uma explicação visual dessas pilastras em estilo dórico. Foto: Wikipédia.

Foto: Wikipédia. Realmente lembra essas colunas gregas, não é?

Essas pilastras foram construídas com entulho e argamassa, e revestida com trecandis claros, sendo que as exteriores são ligeiramente inclinadas para dentro atuando como contraforte.

Mas o que é trecandis? 

Você verá que o revestimento é feito de pedaços de cerâmica e vidro criando mosaicos lindos e coloridos que são típicos do modernismo catalão, e isso é conhecido como trecandis.

Esta sala nos leva a escadaria que possui 03 fontes em seu caminho.

É como se fossem 03 lances de escadas cercados por paredes que alternam a estrutura côncava e convexa revestidos de cerâmica.



De baixo para cima, na primeira fonte temos a imagem de um círculo, um esquadro e um compasso. Pitágoras? Maçon? Não sabemos.

Na segunda fonte vemos a cabeça de um animal (serpente?) sobre o escudo da Catalunha. Referência a medicina? A serpente do cajado de Moisés? Ao sardão, que é um réptil comum do local? Também não sabemos.

Muito simbolismos em um único lugar. Muito Robert Langdon não?



A terceira e mais famosa fonte apresenta a Salamandra que hoje é o símbolo do parque e é conhecida como El Drac. Representa a cidade de Nîmes onde Gaudi viveu? É um símbolo da alquimia que representa o fogo? Mais uma pergunta sem resposta.





E finalmente descendo as escadas chegaremos a entrada principal com 02 pavilhões bem no estilo Gaudi.



Esses pavilhões são destinados aos serviços do parque (como loja de souvenirs) e fazem parte do muro de entrada que é composto de tijolo e revestido com pedras rústicas. Entre eles encontra - se um portão de ferro.

Seu teto é composto de cerâmica em modelo "paraboloide hiperbólico" - o quê????? Percebam que seu formato lembra uma sela (um exemplo do dia a dia é a batata pringles) - Fonte: Wikipédia. 

Nem sabia que isso tinha um nome específico... Vivendo e aprendendo. Quem disse que viajar não é cultura, inclusive de matemática.


E suas chaminés são em forma de cogumelo e servem para ventilação.



O maior delas era destinado ao porteiro e hoje é um Museu. O menor com sua grande janela lembra o olho de inseto. Não parece mesmo o olhar de uma mosca?


O menor pavilhão que lembra o olho de uma mosca.

O maior dos pavilhões. Essa vista é pelo lado de fora.

Olhando de frente para a escadaria a esquerda temos um pequeno café, mas a direita encontramos um recuo com colunas que mais lembram patas de elefantes que era o local destinado para abrigar as carruagens.


Aqui caberiam até 03 carruagens.


Além disso o parque abriga quase 3km de estradas seja para carruagens ou pedestres e serviriam as casas do "condomínio". Elas integram a paisagem e foram feitas com pedras rústicas extraídas do local.


Essa vista é pelo lado de fora a caminho da entrada. Muitas dessas estradas também formam viadutos dentro do parque.



Gaudi rejeitava o uso de retas e ângulos retos por considerá - los antinaturais; por isso a maioria das abóbodas são curvas e as colunas inclinadas.

Não parece uma pilastra torcida.




O Pórtico da lavadeira que rodeia a Casa Larrard lembra o formato de uma onda em rebentação.

Foto: Wikipédia.

Antes de ler já tinha essa impressão como parece uma onda.
As obras de Gaudi são espetaculares e o Park Guell não fica para trás.

Além da beleza você terá um ótimo tempo passeando no parque. Leve protetor, chapéu e beba muita água, pois em dias de sol forte aqui você será castigado.

As crianças gostaram mais pelo fato de poderem correr. Levei carrinho e foi super tranquilo só em alguns momentos é que precisei carregá - los, mas tomem cuidados pois o parque muito cheio. Não me refiro a assaltos, mas as crianças acabarem se perdendo porque querem correr.



Daqui fomos conhecer outros lugares, nada perto, então deixarei para o próximo post.


Bjs   e   Até   a   Próxima   Aventura,   sempre   Tentando   Explorar   o Mundo!!!!!!!!!!!!!!!






Nenhum comentário:

Postar um comentário