sábado, 4 de novembro de 2017

Mais uma estação de ski - Portillo: Chile

Mais um dia de viagem no Chile, mais uma estação de ski para se conhecer.

Como já falei no post anterior nossa intenção não era esquiar e sim brincar na neve.

Queríamos conhecer o máximo possível de lugares e Portillo nos chamou atenção pela Inca Lagoon.

Uma lagoa no meio das montanhas.

Começamos a viagem em Santiago. Sr Luis nos buscou era 08:30h. A distância é maior do que para o Valle Nevado, mas a maior parte do caminho é em estrada plana e muito boa, no trecho final que corresponde a subida da cordilheira já começa as curvas.


Nessa foto já dá para ter uma idéia de quantas curvas teremos no caminho.

Dessa vez consegui tirar foto, são 32 curvas, seu nome já diz tudo - Estrada caracol. O que é um pouco ruim é que esse caminho também é usado por caminhoneiros para ir e voltar da Argentina, em especial Mendoza. Então vá com calma e muito cuidado. A viagem dura um pouco mais de 2h.


Muita calma nessa hora.

Durante o caminho você verá umas construções na estrada, parecendo casinhas de longe, mas quando olhamos de perto é como se cobríssemos a estrada ou túneis com "janelas".


Parecem casinhas, mas são túneis para proteger de avalanches.

Isso existe para proteger os carros em caso de avalanche. Pelas minhas fotos não temos essa idéia já que não tinha quase neve, mas imagina essa encosta toda branca.

Portillo é uma estação bem menor, com 01 só hotel, demos sorte e não sorte nesse dia. Ainda tinha neve, mas era bem pouca, inclusive os funcionários estavam tirando fotos juntos de término da estação. Fomos no sábado e ela fecharia no domingo. Mas estava muito frio, muito mesmo, bem mais que no Valle Nevado e nevou, pouco, mas nevou.

Ver neve caindo, aqueles pequenos flocos brancos, olhar seu casaco preto, seu cabelo ficar cheio de pontinhos algodonosos é muito legal. Provavelmente quem convive com neve não deve nem dar mais importância para tal fato, mas para quem mora no Rio com esse clima de 02 estações ao ano, calor escaldante e calor, é algo muito especial.

Chegamos e paramos o carro no estacionamento. Nos dirigimos direto para a lagoa.
Inca Lagoon

Laguna del Inca, localizada no seio das montanhas, a 2.880m acima do nível do mar, mostra uma cor verde esmeralda que reflete a paisagem como um espelho.

Conta a lenda que um guerreiro Inca ficou desolado ao ver sua amada princesa morrer ao cair de um precipício. Ele não achou que colocar seu corpo para repouso eterno no chão seria a altura da princesa. Ele sepultou a amada na profundidade azul da lagoa, e desde então as águas da lagoa se tornaram verde esmeraldas, cor dos olhos dela.

Acredita - se que até a data de hoje é possível ouvir a tristeza do Inca como vento entre as montanhas.

No inverno ela chega a congelar e no verão pode - se andar de caiaque.

O hotel Portillo é o centro de ski mais antigo do Chile, já existindo há 68 anos. Suas cores são inconfundíveis, azul com amarelo.





É o único hotel da região e conta com diversas pistas de esqui. Também é possível passar só 01 dia no local.

Uma coisa que me chamou a atenção são as piscinas aquecidas com neve ao redor, algo que já tinha visto na europa e acho o máximo.


Ficar numa piscina aquecida olhando essa paisagem deve ser a cara da riqueza, não?

Infelizmente já não tinha muita neve para as fotos lindas, mas o lugar é magnífico mesmo assim.



Acha roupa para esse frio.




Dentro do hotel tem um restaurante que possui vista para a lagoa que é aberto a todos, assim como uma pequena loja na recepção do hotel.





Outros restaurantes e as outras dependências não são permitidas para não hóspedes.

E para completar o dia fizemos uma picnic no próprio estacionamento organizado e planejado pelo Sr Luis.


Sr Luis começando o picnic.

Com direito a hambúrguer, salsicha feitos na hora.



Adoramos a idéia, o momento. Fazer nossos hambúrgueres com aquele cenário de fundo é bem diferente, inesquecível. Concordo que o frio as vezes atrapalha, mas vamos que vamos...




Bjs   e   Até   a   Próxima   Aventura,   sempre   Tentando   Explorar   o Mundo!!!!!!!!!!!!!!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário