sábado, 15 de agosto de 2015

New York, New York


Capital da moda, Capital econômica - Capital do Mundo.

Essa cidade é uma das preferidas dos brasileiros e estrangeiros para se conhecer.


Big Apple.
Embora por dia passem por ela em torno de 8.000.000 de pessoas, só moram em Manhattan mesmo nem 2.000.000.

Uma cidade cheia de contrastes, que não dorme, onde dificilmente você conseguirá estar sozinho em algum lugar. Verdadeira selva de pedras, com imenso parque em seu interior para dar um verde aos olhos de quem passa.

Ficamos em um hotel próximo a Times Square e uma coisa que impressionou foi o fato de que andando um dia já próximo da meia noite, encontramos um banco aberto e pasmem - com fila. Eram 04 pessoas na fila, mas era uma fila. Quase meia noite!!!!!!!!!!!!!!!!

Nosso hotel para quem quer uma indicação foi o Milford Plaza (http://pt.milfordplaza.com/). Hotel simples, na maior parte das tarifas não inclui café da manhã (isso é comum em NYC), quarto pequeno (estávamos com 04 malas - então praticamente tínhamos que pular para a cama); mas a localização....  Recomendo por causa disso.

Era nossa primeira vez em NYC e o que todo mundo quer é ficar perto do metrô e da Times Square. Perfeito!!!!!!!!!!!!!! Passeávamos durante o dia e a noite íamos para lá. Diversos bares, restaurantes, cafeterias, lojas, show da Brodway. Quer mais o quê??????

Para quem vai pela segunda, terceira vez, ... talvez não seja o melhor local. Mas para quem ainda não conhece...

Agora se prepare: as tarifas... Cidade cara quando relacionado a hotéis. Muito cara. E não se esqueçam de deixar uma gorjeta para a arrumadeira. Nunca tínhamos ido para os EUA e não sabíamos como funcionava. No meio da viagem é que começamos a deixar, aí nosso quarto passou a ser limpo decentemente.

O hotel aceita receber suas encomendas e não cobra por guardá - las.

Diga - se de passagem isso é uma parte chata em NYC. As "tips". Todo mundo pede e não é em restaurante não. Até no ônibus (hop on hop off).

Este, inclusive achei fantástico para poder conhecer a cidade. Já sei... sou super fã desse ônibus, mas gente, é uma ótima maneira de conhecer o local.

Ouvi de muita gente para não usá - lo pois o trânsito da cidade é infernal. Tive sorte. Pegamos o ingresso de 02 dias, sendo que o primeiro dia foi na sexta, mas foi bem tranquilo. Não posso reclamar. E para não falar que não pegamos engarrafamento, pegamos sim quando fizemos o Night Tour. Nessa hora deu vontade de descer do ônibus e ir a pé.

Mas vamos aos passeios. Vou listar o que conheci e falar um pouco deles.

O ideal quando se escreve é escrever o mais rápido possível, até porque a ordem as vezes é muito importante, mas já faz um tempo que fui a NYC, então isso eu vou ficar devendo.


Estátua da Liberdade:

Passeio completo é fazer um tour pelo Rio Hudson e descer na Estátua para conhecê - la de perto. E inclusive foi o que agendamos com muita antecedência, tipo uns 04 meses antes pois queríamos subir até a coroa da estátua.

Porém 01 mês antes de nossa viagem houve uma grande tempestade que inundou parte da cidade e inclusive a ilha onde fica a estátua danificando parte de seu interior, por isso nosso passeio foi cancelado e nem pudemos ir a ilha, só vê - la de longe.

Pode - se comprar o tour na hora, mas provavelmente o que irá conseguir será o passeio de barco e no máximo ir até a ilha.

Caso você não queira descer na ilha e só fazer um pequeno passeio de barco, existe uma possibilidade gratuita que é pegar o barco que faz o translado dos moradores de Staten Island para Manhattan. Não precisa ser morador, é só entrar com a massa. Não passa muito perto da estátua, mas... Depois é só pegar o ferry de volta.



O mais perto que cheguei da estátua.


Touro da Wall Street:

Representa o otimismo financeiro. Falam que dá sorte tocar em seus chifres e em suas "bolas". 

Sempre cheio ao redor, ficamos um bom tempo esperando nossa vez para tirar a foto.

Isso é uma coisa que você vai perceber em NYC; será praticamente impossível tirar uma foto sua ou de algum lugar sem alguém por perto.

Aproveite para conhecê - lo quando for a Estátua da Liberdade. Assim que sair do passeio vá andando até ele que é bem pertinho.




Memorial ao 11/09:

Localizado no marco zero onde haviam as torres gêmeas (World Trade Center), que foram destruídas no atentado de 11/09/2001.

Não se esqueça que para visitar o local precisa de ingresso. Embora ele seja gratuito, você precisa fazer seu cadastro pelo site deles e agendar sua visita e levar o papel impresso.

O local é fúnebre, mas vale a pena ir para ver de perto onde tudo aconteceu e não voltar mais.

Acho importante isso para lembrar sempre ao mundo do acontecido.



Bryant Park:

Localizado no centro de Manhattan, há algumas quadras da Times Square e pertinho da Biblioteca Pública de NYC (aquela que sempre aparece nos filmes).

Durante o inverno se transforma em uma das pistas de patinação de gelo mais famosas da cidade.

Mesmo se você não for adepto dessa modalidade, vale a pena conhecer para ver as luzes de natal.

Isso é algo que pensamos muito quando escolhemos nossa viagem. Conhecer a cidade nessa época do ano é MÁGICO!!!!! 




Empire State Building:

Um dos maiores símbolos da cidade, possui 102 andares e foi considerado o prédio mais alto do mundo por mais de 40 anos até que a Torre Norte do World Trade Center foi concluída.

Com o atentado de 11 de setembro e a queda das torres gêmeas ele voltou a ser o prédio mais alto da cidade de NYC, mas não o mais alto do mundo.

Sua abertura coincidiu com a Grande Depressão, por isso muitos de suas salas não foram alugadas, ficando então ele conhecido como Empty State Building.

Muitas pessoas já cometeram suicídio do topo do edifício, e em 1947 em 03 semanas, 05 pessoas tentaram; por isso foi colocado uma cerca ao redor do observatório.


Vista de sua entrada. Estava tanta neblina no dia que não conseguíamos ver o fim do prédio.

A neblina não nos desanimou, fomos mesmo assim.

Mas, não vimos praticamente nada. Então se você não conseguir ver o topo, não vá!!!! Espere o próximo dia se puder.
Nem de lá de cima conseguíamos ver todo o topo sem neblina.



Flatiron Building:

Recebeu esse nome devido a sua forma semelhante de ferro de passar roupa.

Foi um dos primeiros grandes prédios construídos em NYC, sendo inaugurado em 1902.

Não parei para vê - lo de perto, só do topo do ônibus hop on hop off. Mas, também pode ser visto do Empire State.

No momento é o edifício mais antigo da cidade.



Central Park:

Um grande parque existente dentro da cidade, inaugurado em 1857.

Pode - se passar horas dentro dele, como indo ao zoológico (lembra de Madagascar o filme?????), andando em suas trilhas, no inverno possui pista de patinação de gelo, fazendo piquenique no verão, ....

O que achei melhor dele é a vista da cidade. Da selva natural se vê a selva de pedras. Esse contraste é bem legal.



Museus:

Isso é o que mais tem na cidade.

Os principais são o MET (Metropolitan Museum), O Guggenhein, Museu de História Natural e o MoMa.

Não sou a pessoa mais interessada em artes plásticas e em museu no geral, mas não podemos deixar de conhecer pelo menos algumas partes deles. O de história natural eu gosto.

Agora, se você gosta pode - se preparar para passar pelo menos 01 dia inteiro pelo menos no MET e no de História Natural.

Vou dominar a Lua!!!!!!

Achei isso bem constrangedor como brasileira. A maior parte do nosso país virou a Amazônia...

Só para não perder a prática.

O Guggenhein é bem menor em relação aos outros, mas sua arquitetura é fantástica. Na época que fomos estava tendo uma exposição de Picasso e uma menor de arte moderna.


Tem elevador, mas subimos a pé e fomos vendo a exposição. 

Fachada do museu de História Natural. Assim que entrei pensei naquela entrada do filme Uma noite no Museu, mas é bem diferente...


Times Square:

Centro nervoso da cidade. Lá tem de tudo - restaurante, loja, casa de show, bar, pessoas de todos os tipos e se duvidar de todas as nacionalidades.

Quem não vai querer ver de perto uma das imagens mais famosas que aparecem na TV sobre a cidade? Ver os telões de propaganda, a movimentação durante o dia e a iluminação durante a noite?

Em um dos edifícios de lá é que desce a famosa bola do ano novo e no centro de informação turística que também fica ali, podemos ver uma delas de perto e inclusive tocar.

Podemos nos ver no telão parados em um dos pontos da Times Square.

Os famosos degraus vermelhos, onde embaixo ficam a TKTS - bilheteria de espetáculos da Broadway.

No topo do degrau você aparece de novo em outro telão.

Os painéis, as luzes, as cores, a multidão. Viva a Times Square!!!!!

Olhando para o outro lado.

A bola do Ano Novo.

Esse letreiro também se encontrava na Times Square. Famoso, foi considerado um chamariz para atrair jovens para as forças armadas.


ONU:

Não fica no centro da cidade e para se chegar ali o ideal é ir de metrô e depois andar. Meio contra mão e longe de praticamente tudo.

Lembre - se que tem que agendar a visita pelo site deles, mas vale a pena pois é bem interessante.






Uma das petições e suas assinaturas.



Iluminação de Natal:

Ir a NYC na época de natal é mágico. 

Toda a decoração e iluminação é simplesmente lindo!!!!!

Mas tenha paciência, pois a cidade que já é cheia, está simplesmente lotada nessa época do ano.




Dá vontade de desistir de andar vendo essa gente toda.






Bubba Gump restaurante:

A comida em si não chama a atenção, mas a decoração toda baseada no filme é muito legal. Vale a pena para ir conhecer, mas não como polo gastronônomico.



Marguerita com coronita.

Bem, esses foram os principais pontos que conheci. 

Existem muitos outros, mas acredito que isso já dê para ajudar a montar um pequeno roteiro pela cidade.

Em relação a perigo, não ficávamos em lugares vazios a noite e preferi usar táxi a andar de transporte público a noite. 

Em relação a compras, isso é o que mais tem por lá. Saks, Macy´s e todas essas lojas que vocês já conhecem. Mas minha dica é o outlet que fica a 40 min da cidade. Na estação de ônibus principal que fica bem próximo a Times Square eles vendem o bilhete de ônibus que te leva na hora agendada e a volta você pode escolher.

Vale muito a pena, o outlet é grande com todas as marcas que pensamos inclusive as caras como Channel e Prada e tem descontos maravilhosos. Não se esqueça de entrar no site do Woodburry outlet e imprimir os descontos da semana. Também tomem cuidado, aconteceu uma vez, mas é suficiente. Fui comprar um casaco que estava com 50% de desconto e na hora de pagar só me deram 30%. Questionei isso e a pessoa do caixa chamou a gerente e fomos ao stand da roupa, onde ela comprovou que estava com 50% e corrigiu o erro. Chegamos por volta das 13h lá e saímos as 20h e não vimos nem a metade do outlet.

Essas placas encontramos em alguns bares que fomos. Acho elas engraçadas, bem cara de bar americano.







Bem gente, acho que é isso.

Espero ter ajudado.





Bjs   e   Até   a   Próxima   Aventura,   sempre   Tentando   Explorar   o Mundo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário