sexta-feira, 31 de julho de 2015

Cinque Terre - Itália: 01 dia

Até a pouco tempo atrás vou ser sincera que não sabia da existência desse pedaço do mundo maravilhoso.

Comecei a descobri - lo quando vimos que uma das paradas seria em La Spezia.

Essa cidade é uma das portas para o Cinque Terre.

Esse nome é pelo fato que são 05 cidades interligadas entre si por trem, uma bem pertinho da outra e que possuem como características culinárias principais os azeites trufados e um vinho de sobremesa feito com uvas locais chamado Sciacchetrá.

Os vilarejos se localizam na costa Lígure e são tombados pela UNESCO.

Em La Spezia tem - se a opção de comprar o Cinque Terre Card Train que lhe dá direito ao trem entre cada cidade, tanto de ida como de volta, além de permitir o caminho das trilhas e dá direito ao ônibus que leva da estação de trem a cidade de Corniglia que é morro acima.

Pode - se também fazer o caminho entre as cidades a pé para quem gosta de trilha. Alguns falam que não vale muito a pena pois se tem uns 15 minutos de belas paisagens para mais de 01 hora de caminhada embaixo de sol sem vista. A não ser o pedaço entre Riomaggiore - Manarola que é conhecido como Via Dell´Amore, sendo está mais considerada um passeio.

Porém na época que estivemos por lá, inclusive esta via estava fechada para manutenção.

As cidades são partindo de La Spezia:

Riomaggiore - Manarola - Corniglia - Vernazza - Monterosso

Só visitamos a primeira e a última cidade. Daria tempo de conhecer Manarola, mas como a Via Dell´Amore estava fechada nem fomos.

Quando se chega em La Spezia pelo porto, eles possuem uma central de informações bem legal. Na porta pode - se pegar um táxi para a estação de trem ou pode - se ir andando que dura em torno de 20 - 25 minutos.

Não tem escada rolante nem elevador na estação de trem em La Spezia e nem em nenhuma das cidades. Quem vai com criança pequena e carrinho esteja preparado!!!!

Pegamos o trem para Riomaggiore.

Assim que se chega há uma loja de souvenirs que também é posto de informação. Mas, não tem erro. A esquerda tem uma subida, vá por aí, direto até a igreja (ou pegue o elevador) e depois da igreja desça.

Deixe para comprar as coisas na descida, pois terá muitas opções.

Ambiente extremamente calmo e bucólico.

Iniciando a cidade subindo a montanha... sem fazer manhã. Existe uma opção por 0,80 EUR de subir até a metade do caminho de elevador. Vou ser sincera que teria feito isso se soubesse antes; até porque até esse ponto a vista não é lá grande coisa.
Chegando quase no topo.

Chegando!!!!!

Olha isso!!!!! Transparente. Mas a faixa de areia é muito estreita, mais pedras.




Essa entrada de loja parece até foto de revista. E isso ocorre em praticamente toda a cidade quando chegamos ao centrinho dela com suas lojas e restaurantes.

Depois da igreja começa a descida. A cidade é uma volta e forma de U.

Achei bem interessante isso. Os cones de batata, salsicha, frango para comer andando.

Dá para ficar horas admirando a vista.

Agora voltamos ao trem e partimos em direção a Monterosso.

Preste atenção nos horários do trem, pois existem horários que o trecho é direto entre Riomaggiore e Monterosso não parando nas outras cidades.

Assim que saímos da estação, ao contrário da primeira cidade, esta é uma via reta a beira mar.

Aqui sim podemos falar em curtir a praia, mas o encanto é maior na primeira.

Tome cuidado com o sol, pois é muito forte e quase não tem árvores e lembre - se que a maior parte das lojas fecham para o almoço, inclusive farmácias.

Aqui já é bem diferente. A faixa de areia é bem mais larga, quer dizer, ela existe e é um local preparado para receber turistas que vem para curtir uma praia no verão.


Em Monterosso não temos ladeiras. Sua rua principal que é assim que se sai da estação é uma linha reta de frente para o mar.
Triste essa água azul clarinha!!!!!!



Aproveitamos e almoçamos aqui. Estamos na Itália, então nada melhor que a Lasanha deles.

Mas não podemos esquecer que a salada mediterrânea é uma maravilha. 

Macadâmia (salada de frutas sem nenhum líquido) com sorvete de frutas vermelhas e chocolate. Férias não é para se pensar em calorias!!!!!

Em relação a compras por essas duas cidades, dê preferência a Riomaggiore. Bem melhor com vários tipos de lembrancinhas e coisas para a casa.

Depois, em Monterosso pegamos o trem direto para La Spezia e depois pegamos um táxi até o porto.

Foi um passeio fantástico que super indico.




Bjs   e   Até   a   Próxima   Aventura,   sempre   Tentando   Explorar   o Mundo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!







Nenhum comentário:

Postar um comentário