sábado, 28 de dezembro de 2019

Casamento real... Abadia de Westminster - Londres

Igreja Colegiada de São Pedro em Westminster ou como popularmente é conhecida - Abadia de Westminster é patrimônio histórico mundial da UNESCO.

Entrada principal.

Em estilo gótico é o local das coroações (desde 1066) e sepultamento dos monarcas e personalidades ilustres inglesas (em torno de 3.300), além de alguns casamentos reais (foram 17 desde 1100).

Entrada lateral, que é a usada para os turistas.


Localizada em Londres, com certeza é o templo religioso mais conhecido da cidade.

Sua construção (a da Igreja atual) foi ordenada por Henrique III em 1245, porém a origem registrada da abadia data de 960 por uma comunidade beneditina.

Até 1539 foi um mosteiro Beneditino, depois Catedral até 1556 e desde 1560 tem o status de "Royal Peculiar" que é a Igreja Anglicana responsável diretamente pelo soberano da nação.

Era o terceiro local de aprendizado da Inglaterra, perdendo só para Oxford e Cambrigde; e aqui, foi traduzida a última metade do Novo Testamento.

Ela é imensa e as visitas podem ser feitas com audioguia que vai lhe explicar um pouco da história e de tudo o que você vai ver ali.

Achei imprescindível pois você acaba se perdendo em tanto para ver, e o melhor é que tem em português.

Importante saber que existem Memoriais que são espaços na Abadia criados para homenagear algumas pessoas e com isso você verá placas com os nomes, porém eles não estão enterrados aqui

Como exemplo temos o canto dos poetas - Poet´s Corner - onde há placas para Lorde Byron, William Shakespere e Oscar Wilde que não estão aqui sepultados.

Um dos locais mais importantes é a Tumba do Soldado Desconhecido que fica logo a frente da entrada principal (nós, meros mortais, entramos pela lateral). É o único túmulo que não pode ser pisado e é uma homenagem aos mortos da Primeira Guerra Mundial.

Foto oficial.

Logo atrás dele, está a nave principal, que pode ser vista na foto acima. Seguido do coro.

Foto oficial.

E só depois do coro é que vem o altar.

Foto oficial.

Praticamente todo em ouro, mas não é um dos mais belos da Europa.

Você perceberá que a Igreja não termina com o altar, pois detrás dela está a Lady Chapel, onde estão enterrados alguns monarcas.

Foto oficial.
Durante seu passeio com o audio você ouvirá diversas histórias, mas um das mais interessantes é aquela relacionada a intrigas reais.

Rainha Mary I era católica, e condenou a morte muitos protestantes; seu apelido - The Bloody Mary - Maria Sanguinária (mais tarde virou nome de drink).

Ela mandou prender sua meia irmã - Elizabeth - que era protestante, na Torre de Londres, onde sua mãe - Ana Bolena - fora decapitada.

Quando Elizabeth assumiu o trono, sua prima - Mary I (católica e da Escócia) - outra, não vamos confundir com a primeira, que abdicou do trono escocês por causa de seu casamento, veio para o sul a procura de apoio e tentou tirar o trono de sua prima - Rainha Elizabeth.

Esta descobre e manda prender a prima (Mary I da Escócia) e posteriormente decapitá - la.

Porém quem sucede a rainha Elizabeth no trono é o filho dessa prima Mary I da Escócia. Ele constrói em frente ao túmulo de Elizabeth um túmulo de igual beleza e imponência para os restos mortais de sua mãe.

Que família, não?

Já deu para perceber que as fotos de dentro da Abadia não são minhas, pois é extremamente proibido filmar e fotografar nela.

Porém quando chegamos aos Claustros não há indicação de proibição e nenhum segurança reclamou comigo.

Eles ficam nas laterais e dão vista para os jardins internos.




Outro ponto alto de se ver na Abadia é o Trono usado para as coroações.

É o mesmo há centenas de anos que só é levado par seu lugar correto no dia da coroação.


Reparem na facha da principal ao sair pois ela além de muito bonita é rica em detalhes.


Na foto abaixo você conseguirá perceber melhor a imagem de 10 estátuas que correspondem a mártires; mas a intenção é representar todos aqueles que morreram em circunstâncias similares de opressão e perseguição.

Na fileira de baixo temos 4 estátuas, duas de cada lado que simbolizam intenções para o mundo.

As estátuas foram reveladas em 1998.

Da esquerda para a direita: Maximiliam Kolbe, Manche Masemola, Janani Luwun, Elizabeth da Rússia, Martin Luther King, Oscar Romero, Dietrich Bonhoeffer, Esther John, Lucian Tapiedi, Wang Zhiming.
Na fileira de baixo, também da esquerda para a direita: Verdade, Justiça, Misericórdia e Paz.


Compramos pelo site as entradas e recomendo que você faça o mesmo.

Escolhemos o horário das 10h e chegamos lá por volta de 09:50h, ficamos na fila (ainda estava fechado) que era bem menor que a fila dos que ainda queriam comprar os ingressos além de abrirem 5 minutos antes do horário previsto.

Bem que a fachada lateral é mais suntuosa que a principal. 

O que mais adoramos foi que embora tivesse muita gente, não estava abarrotada, em compensação ao sairmos, em torno de 1:30h depois, era um multidão.

Minha opinião pessoal é que não é uma Igreja realmente, está muito mais para um cemitério super exclusivo, já que a maior parte do que verá são tumbas e mausoléus e no meio deste sepulcrário está uma Igreja.

O preço é bem salgado, tanto que a primeira vez que fui a Londres não entrei; mas acho que ela faz parte da história do mundo e que realmente vale a pena.


E não se esqueça de fazer sua reserva de hotel AQUI.

Você será direcionado automaticamente para o Booking.com com as melhores ofertas de hotel na cidade.

Você não paga nada a mais e nos ajuda com a comissão a manter o blog ativo.




Bjs e Até a Próxima Aventura, sempre Tentando Explorar o Mundo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário