sábado, 12 de setembro de 2015

Brasília - Nossa Capital.

"... Ele ficou bestificado com a cidade..."

Essa é parte de uma música bem conhecida que realmente exemplifica um pouco do sentimento quando se chega lá.

Tudo é grandioso, tudo é no superlativo. Também, é a Capital de um país; tinha que ser assim.

E só de pensar que isso foi concebido na década de 50!!!

Seu plano urbanístico conhecido como Plano Piloto foi elaborado por Lucio Costa que aproveitando o relevo da região, o adequou ao Projeto do Lago Paranoá, concebido em 1893 pela Missão Cruls. Em 1956 ela começou a ser desenvolvida por Lúcio Costa e o arquiteto Oscar Niemeyer, sendo inaugurada em 21 de abril de 1960.

Vista de cima, a principal área da cidade assemelha - se a um avião. Quer ser mais romântico? Pode parecer uma borboleta.


Reconhecida como Patrimônio Mundial pela UNESCO, devido ao seu conjunto arquitetônico e urbanístico, e possui a maior área tombada do mundo, com 112Km2.

Brasiliense é o nome que se dá para quem nasceu na cidade, mas pode - se ouvir também a palavra "Candango"; que originalmente era usada para designar os trabalhadores que vinham na maioria da região nordeste na época da construção.

Por mais vezes que já fui a BSB, nunca tinha parado para fazer os passeios guiados pelos monumentos; e como só tínhamos metade de um sábado, conseguimos ir conhecer algumas coisas.

Todos que fomos são passeios gratuitos e só o Itamaraty é que precisa agendar.

Não podemos ir ao Palácio da Alvorada e do Planalto, pois eles só abrem 01 dia da semana para visitação e não é no sábado.


Palácio Itamaraty:



Também conhecido como Palácio dos Arcos, é a sede do Ministério das Relações Exteriores do Brasil.



Possui o maior hall sem colunas do mundo, com 2.800m2.

Reparem na escada.

O paisagismo interno e externo é de Burle Marxs. E em frente a ele tem - se um espelho d`água, onde encontra - se a escultura "Meteoro", que representa os cinco continentes.






No segundo andar é proibido qualquer tipo de foto ou filmagem, pois é onde se localizam os escritórios dos diplomatas porque a princípio, tem gente trabalhando por lá durante as 24h do dia. 

O que achei bem interessante foi o fato de que o escritório do Ministro das Relações Exteriores fica nesse segundo andar e ele chega ali de carro, então ele desce literalmente na porta do trabalho!!!!!

Também no segundo andar fica o local onde é assinado tratados e acordos. Nesse ambiente de frente para a rua com a fachada toda de vidro, fica uma mesa imensa antiga que é a mesa onde foi assinado a Abolição da Escravatura.

Atrás fica uma "parede" de madeira que possui 03 cores diferentes representando as diferentes etnias.

Aqui um detalhe da escada e no fundo, acima, a parede de madeira que falei.

Detalhe da parede.

Atrás da parede a mesa já comentada.
O Palácio do Itamaraty foi construído bem em frente ao Ministério da Justiça. Essa foto é do terceiro andar, pois no segundo é proibido fotos, mas falam que é para que qualquer acordo que seja assinado aqui, ele tem como testemunha a justiça.

No terceiro andar fica os salões de recepção, onde acontecem os almoços e jantares oferecidos pelo Ministério. Existem 02 salões menores que são fechados a visitação e 01 maior onde encontramos uma enorme tapeçaria na parede (proibido fotos) e 02 outros salões que se conectam a ele para recepções em pé, onde encontramos tapetes persas que o Brasil recebeu de presente de outros governos, assim como móveis e objetos de decoração antigos e valiosos.

Nesse andar podemos perceber o nome de Palácio dos Arcos.









Supremo Tribunal Federal:

A mais alta instância do poder judiciário brasileiro, com as competências típicas de uma Suprema Corte.

Criado após a Proclamação da República, exerce o controle concentrado de constitucionalidade através das ações diretas de inconstitucionalidade. (Falei bonito não???? Tirei essa frase do Wikipédia, kkkk.....).

Possui 11 juízes que são nomeados pelo Presidente e aprovados pelo Senado. 

Em 2009 a The Economist considerou este o tribunal mais sobrecarregado do mundo!!!!

Para ser juíz do STF precisa ter 03 requisitos: Mais de 35 anos e menos de 65 anos; Ter notável saber jurídico e Reputação Ilibada. Quer dizer que não necessariamente precisa ser advogado.

É privativo de brasileiros natos e não tem mandato fixo.

O Presidente e o Vice são eleitos por seus colegas entre os 11 e o mandato dura 02 anos, não sendo permitida a reeleição consecutiva. 

Na visita que fizemos, a guia nos informou que é sempre o mais antigo da casa que ainda não tenha sido Presidente dela e que em geral o Vice será o próximo Presidente da casa.

Seu prédio é um dos vértices do triângulo equilátero projetado por Lucio Costa, onde os outros 02 pontos seriam o Congresso e o Palácio do Planalto. Sendo esses 03 prédios os que compõem a Praça dos Três Poderes.

Iluminado, ainda chama mais a atenção.

Outro projeto de Oscar Niemeyer.

Estátua da Justiça - inspirada nas Deusas Grega Têmis e Romana Iustitia.
A Justiça é cega, mas enxerga no escuro.

Gabinete do Presidente do STF. Vista privilegiada.

Aqui é onde são recebidos personalidades importantes para o Brasil. De um lado fica a comitiva brasileira e do outro lado a outra comitiva. Estas tem sempre que ficar em igual número; logo se de um lado sentam 10 pessoas do outro lado sentaram 10 pessoas também. Aquela cadeira pequena no meio das duas principais é para o intérprete. 

Considerado o Espelho da Verdade. Segundo a guia como ele é de cristal puro, nele consegue - se ver qualquer imperfeição de quem está adiante dele. 

Plenário.
 As sessões que ocorrem aqui são públicas.

Cada juíz tem seu lugar determinado pela sua antiguidade.

Abriga 02 obras de arte que são, o painel de Athos Bulcão e o crucifixo de Alfredo Ceschiatti; que simbolizam respectivamente a Justiça dos homens e a Justiça Divina.


Em geral, todo funcionário entra pelo prédio anexo que fica atrás do prédio principal. Para ir para o plenário então passa - se por esse corredor subterrâneo que une os 02 prédios.


Congresso Nacional:

Esse é o nosso poder legislativo. Ele aprova / elabora as leis e fiscaliza o Estado Brasileiro.

Tem 02 casas: Senado e Deputado Federal.

O Presidente do Congresso Nacional é o Presidente do Senado, já que o Presidente da Câmara é o terceiro da linha de sucessão presidencial.

Com a intenção de manter a independência do Poder Legislativo, seus parlamentares possuem algumas imunidades.

Imunidade material - Ou inviolabilidade: afasta a ilicitude dos crimes de opinião, civil ou penalmente, quando em seus mandatos.

Imunidade formal - impossibilidade de ser preso, salvo em flagrante delito de crime inafiançável.

Foro privilegiado - só poderão ser julgados pelo STF.

Não poderão ser incorporados as Forças Armadas.

Não estou colocando aqui minha opinião, apenas relatando como é; mas que algumas coisas no mundo de hoje e como as coisas andam no Brasil, não poderia ser mais assim.

A semiesfera voltada para baixo e tem menor diâmetro, fica acima do Senado. A outra, representa a Câmara dos Deputados (maior porque o volume de parlamentares é maior). Entre elas há 02 torres de escritório.

Localizada no meio do Eixo Monumental e na frente da praça dos Três Poderes.


Hall em frente a Câmara de Deputados. Diversas obras podem ser vistas nele, inclusive um grande painel de Di Cavalcante.

Câmara. Reparem que os microfones ficam no corredor central, então cada um quando quer falar deve - se dirigir a alguns deles. Os lugares não são marcados.

Em cada mesa tem esse controle que é para as votações.


Parque das Bandeiras. Fica entre o corredor e o Congresso em si.

O famoso corredor que vemos na TV. Aqui durante a semana podemos encontrar com os deputados.

Senado. Aqui os lugares são marcados e a ordem é por ordem alfabética dos estados. Cada um tem seu microfone.


O teto é algo impressionante feito de chapas de aço.

No início de cada visita guiada ganha - se um cartão postal que você pode mandar para quem quiser no mundo. Basta depositar na urna, é gratuito.





Bjs   e   Até   a   Próxima   Aventura,   sempre   Tentando   Explorar   o Mundo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!








Nenhum comentário:

Postar um comentário