sábado, 12 de setembro de 2020

Red Arrow - Viajando de trem

Viajar de trem tem sua magia e quando você trafega por trilhos que possuem uma história e tradição é melhor ainda.

Um desses ícones é o Red Arrow que é um trem que faz o trecho São Petesburgo - Moscou e vice versa.

Sua inauguração foi em julho de 1931 e desde então ele já passou por diversas renovações.

Ele transportou a elite do Comunismo na época da União Soviética, ainda quando São Petesburgo era chamada de Leningrado e até hoje toca a mesma música quando as 23:55h parte da estação.

Seus serviços só foram interrompidos durante o Cerco de Leningrado (1941 - 1943).

Ele é vermelho e possui um ar de aristocracia em seu interior.

A viagem dura 08h, e é claro que possui opções mais rápidas, mas queríamos ter a sensação de andar em um símbolo da Rússia e ao mesmo tempo você pode economizar 01 diária de hotel.

Nós não economizamos nessa parte pois devido a hora de saída do trem, preferimos pagar 01 diária ou late check out do hotel em São Petesburgo para não ficar com as crianças no inverno russo na rua.

Saímos 40 minutos antes do hotel para a estação, pois era bem próximo e não queríamos correr o risco de se perder na estação.

Nosso último post foi sobre Hotel em São Petesburgo, basta clicar aqui.

Dependendo de como você estiver e sua disposição, dá tranquilamente para ir a pé deste hotel.

Saiba que a estação possui uns 05 degraus na porta e em seu interior não há escada rolante ou rampa, o que dependendo do volume de malas, pode ser um transtorno, mas nada absurdo.

Na estação há pouco lugares para sentar, mas como chegamos faltando pouco tempo, isso não foi um problema.

O trem chega uns 10 minutos antes de sua partida o que dá para tirar ótimas fotos.

Compramos diretamente pelo site e não tivemos dificuldade alguma.

Como falei o trem é vermelho e cada vagão conta com 08 cabines. Cada cabine pode acomodar de 01 a 04 pessoas.

Toda neve que não vimos em São Petesburgo resolveu cair na hora que partimos.

Assim que podemos embarcar o comissário fica na porta esperando seus passageiros.

O corredor é bem estreito e no final dele há 02 banheiros.

Cabine com banheiro privativo, só a VIP tem, que achamos muito cara.

Escolhemos a de 04 lugares, assim cada um de nós pode ficar com a sua cama. Como pode ser visto, são 02 embaixo e 02 em cima. Todas tem lençol, colcha e travesseiro.

As de cima já estavam abaixadas quando chegamos.

Há uma pequena mesa onde cada passageiro tem direito a um lunch box que já se encontra na cabine assim que entramos.

As malas podem ficar embaixo da cama; porém como éramos a primeira cabine do vagão, o comissário permitiu que as nossas ficassem no início do vagão.

Cada passageiro também recebe um kit de higiene.

Cada cabine tem controle de temperatura e luz individual.

Existe um escada para ajudar.

E a cama de baixo é o sofá? Não!!! Essa alavanca ao lado abaixa a cama sobre o sofá.

Dá para ficar sentada sem ter que abaixar a cabeça na cama de cima.

Existe também um espaço superior para malas, mas nem pensamos em usar. Imagina levantar uma mala pesada para colocar ali em cima.

Os cardápios com os produtos disponíveis no trem ficam na mesa e os produtos não são caros quando comparados aos cafés normais de São Petesburgo.

A cabine dava direito ao café da manhã que é servido nessa caixa. O comissário assim que entramos nos pergunta a hora que desejamos que ele seja servido.

Eram 02 opções: Omelete com queijo e panqueca. Sinceramente não gostei de nenhuma das duas.

Chegamos em Moscou as 08h bem descansados e tristes pois a viagem foi muito confortável e dormiríamos mais com certeza.

Aproveitamos e deixamos agendado o transfer da estação de trem para o hotel no site do próprio trem.

Pesquisamos muito antes e não vimos grande diferença de valor, por isso preferimos fechar direto com eles.

Inclusive assim que o trem parou a pessoa responsável pelo transfer já estava na saída do vagão nos esperando.

Super recomendo essa forma de viajar entre as 02 cidades.

Espero que vocês tenham gostado e que ajude no planejamento da sua próxima viagem a Rússia.

Bjs e Até a Próxima Aventura, sempre Tentando Explorar o Mundo!!!!!!!!!!!!!!!