sábado, 5 de outubro de 2019

Santa Claus Express Night Train - Como comprar o bilhete?

Há quase 10 anos atrás vislumbrei pela primeira vez esse roteiro em minha mente.

Ir a Lapônia para conhecer pessoalmente o Papai Noel, andar de trenó de husky, tirar meu certificado internacional de motorista de rena, cruzar o Círculo Polar Ártico....

Nem acredito que essa hora chegou. 

Estamos nos preparativos e organização. 

Não vou falar da viagem em si, mas a medida que for organizando, vou aproveitar para escrever os posts para facilitar quando chegar a sua hora de conhecer esse local.

Escolhemos Rovaniemi, que fica na Lapônia finlandesa e estaremos indo de Helsinki, que fica a quase 800km de distância.

Para chegar lá você pode ir de carro, mas lembre - se que será inverno; logo, dias curtos, muito frio e pouco tempo de claridade.

Pode - se ir de avião pela Finnair que leva em torno de 1,5h. Bem mais prático, porém tem que avaliar o valor da passagem e bagagem permitida. Para nossa viagem saía quase o dobro do valor.

Ou, que foi o que escolhemos, ir de trem noturno.

Vantagem - economizamos 1 diária de hotel (acredite, nos países nórdicos os valores são bem salgados), já chegamos no centro da cidade de Rovaniemi e iremos dormindo além de ser bem mais econômico.

Desvantagem - os quase 800km são percorridos em 12h; então é um tempo considerável e não é a mesma coisa que dormir em uma cama de hotel (acredito, já que nunca fui).

O trem noturno é chamado de Santa Claus Express e possui assentos normais e cabines com camas, que são duas camas em formato de beliche.

Essas cabines podem ser com banheiro privativo ou não. 

Pelo que vi no site, a cada vagão de cabines sem chuveiro, existe um banheiro para em torno de 8 cabines, nas quais não há banheiro.

Ainda não viajei, mas os relatos existentes na internet de quem já foi nesse trem é que o banheiro permaneceu limpo durante todo o período da viagem.

A diferença entre valor das 02 cabines é muito pequena, compensando em ter seu próprio banheiro que incluí chuveiro.

Caso você não precise de uma cabine inteira, você pode reservar só 01 cama que nesse caso você decide se cabine feminina ou masculina; cama de cima ou de baixo.

Importante falar que crianças até 10 anos de idade não pagam se dormirem na mesma cama que os pais, sendo 01 criança por cama.

Já sabendo disso, vamos reservar.

Procurei em muitos relatos sobre a reserva e todos falavam de ligar para a VR.

Achei estranho não terem um site que vendesse esse tipo de passagem, então ao entrar no site realmente não aparecia a opção de cama e só de assento.

O que fiz? Liguei para a VR na Finlândia (falam inglês perfeitamente) e descobri que temos que ver a versão desktop para ter acesso ao leito (aproveito para informar que passagens para a Rússia também só nessa versão).

Aí sim, conseguimos reservar sem maiores dificuldades.

Porém, lembre - se!!!!!!!!

Crianças precisam de ticket mesmo que não pagem.

Então não teve jeito, liguei novamente para a VR (+358 9 23192902), passei o número do pedido e me enviaram pelo e-mail os tickets.

Usei o Skype para ligar.

A compra pela internet foi bem simples e abaixo vou mostrar o passo a passo.

Passagens compradas, já com os tickets das crianças também em mãos; agora é esperar o dia chegar e curtir.

Depois conto para vocês como foi nossa experiência.

Em relação aos horários, geralmente tem um que chega em Rovaniemi as 07h e outro que chega as 11h.

Escolhemos o com chegada as 11h para não termos problemas e dificuldades para acordar as crianças.

É sempre mais fácil eles dormirem mais tarde, do que acordarem mais cedo e ainda com tempo suficiente para colocar todas as roupas.

E para uma economia maior iremos para Rovaniemi e voltaremos de lá para Helsinki de trem.

Como falei as passagens para a Rússia também só na versão desktop e só abrem com 90 dias de antecedência.

Vamos ao passo a passo.

Mas, antes aproveito para avisar que o post sobre a viagem já está pronto e on line, basta clicar aqui para saber tudo como foi.



Quando o site abre a página aparece toda em finlandês.

Clicando nas 3 linhas no canto superior esquerdo você encontrará a opção para colocar em inglês. Infelizmente português não é disponível.

Agora ficou mais fácil, não?

Porém como falei, na versão mobile não podemos agendar trens para a rússia e nem leito no trem noturno. Então basta clicar na versão desktop.


Você vê como a tela muda completamente. E novamente ela aparecerá em finlandês.

No topo da página você encontrará a versão em inglês.


Na versão em inglês agora é só colocar sua origem e seu destino e escolher as datas e número de pessoas. Outbound é a ida e volta. Lembre - se que crianças de até 10 anos não precisa colocar se dormirem na mesma cama que os pais, mas se quiser leito para eles, aí tem que acrescentar. Depois é só pesquisar.

Na próxima tela depois de pesquisar irão aparecer as opções. Tome cuidado para escolher uma opção sem conexão, que vá direto. Nesse exemplo você pode ver que a escolhida tem conexão em uma cidade que não é nosso destino final. Isso aparece escrito ao lado do serviços disponíveis no trem.

Escolhido o trem e só clicar em select seats. A opção aqui marcada que aparece em verde é a de assento que pode ser assento individual ou queles que tem mesa entre 02 assentos que são um de frente ao outro. Ou ainda escolher lugar com seu animal de estimação.



Aqui a opção escolhida que também aparece em verde é a compra de toda a cabine leito, isso quer dizer com 02 camas. Repare que quando você clica nela aparece a opção de cabine normal que é a sem banheiro e a cabine especial.

A cabine especial pode ser a com chuveiro dentro, hipoalergênica ou acessível.

Economicamente falando a diferença dessa cabine para a sem banheiro é muito pequena e além disso ela fica no primeiro andar do trem o que facilita muito para quem estiver com mala grande. Nesse caso é só escolher a quantidade de cabines. Depois aparecerá o esquema do trem no qual você escolherá a sua cabine.

E para quem só quer uma cama escolha essa opção que é a berth. 

Após escolher sua cama ou cabine ou assento é só proceder ao pagamento com cartão.

Espero que tenha ajudado.

É bem simples o processo e tranquilo de compra da passagem.

Agora é só curtir sua viagem para as noites brancas ou para a caçada a aurora boreal!!!!

Continue nos acompanhando por aqui, pelo face e pelo Insta para não perder novas postagens e nossa próxima aventura.






Bjs e Até a Próxima Aventura, sempre Tentando Explorar o Mundo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!







Nenhum comentário:

Postar um comentário