sábado, 18 de agosto de 2018

Havana - Cuba: Parte 3 (roteiro a pé)

Agora vamos a nossa última parte do roteiro de 01 dia em Havana a pé.

Lembra que no post anterior (você pode ler aqui) terminamos no Museo de La Revolucion.

Então para uma melhor organização e terminarmos perto de "casa", pegamos um bicitáxi e seguimos para o Museo del Ron.

Roteiro 3:

Chegando ao Museu, que na verdade parece mais um bar, não tinha nada, inclusive o bar estava fechado, pois só abriria mais tarde.

Tiramos algumas fotos e seguimos para a nossa próxima parada.

Bem próximo do museo está uma das mais famosas praças da cidade, a Plaza Vieja de Habana.

Originalmente chamada de Plaza Nueva ela foi a terceira praça da cidade atrás da Plaza de Armas e Plaza de San Francisco.

Aqui era a residência da Plutocracia Criolla (Latinos americanos que são totalmente ou quase descendentes de espanhóis de posses/ricos) que viam de seus balcões as festas, execuções, procissões que aqui ocorriam.

Já foi mercado de rua e até estacionamento.

Depois foi revitalizada e hoje em dia é um dos pontos preferidos com diversos bares e mesas pela praça para curtir e apreciar sua viagem.

Aproveitamos para experimentar o famoso arroz congri que achamos muito ruim, acompanhada de umas espetadas de porco que também deixaram muito a desejar.

O arroz congri é uma receita tipicamente cubana na qual o arroz e o feijão são cozinhados juntos. Também chamada de Moros ou Moros e Cristianos. Quando cozinhados separados é chamado de arroz con frijoles.

Nesta praça fica a Fábrica de Cerveza, então não poderíamos deixar de experimentar também.

Acha mistura ao longo do dia - mojito, daiquiri, cerveja...

E obviamente experimentar um charuto comprado na Patargás.

Na foto temos o Cohiba, o mais tradicional deles.

De lá seguimos em direção a Plaza de San Francisco.

Infelizmente não tenho boas fotos da praça pois chegamos nela já a noite e a iluminação pública não ajuda de tão precária.

Isso é algo comum em Havana, as ruas são pouco iluminadas a noite. Ainda bem que a cidade é extremamente segura.

Embora o roteiro diga para irmos para o apartamento pelas ruas de dentro, preferimos ir pela orla.

E assim já passamos a noite pelo Castelo de la Real Fuerza que foi um forte construído para proteger a cidade dos ataques dos piratas.

Acabou que nunca foi usado com esse propósito pois ficava um pouco longe do mar.

Chegamos a Plaza de Armas novamente.

Como você puderam perceber 01 dia dá para conhecer tudo, mas é um pouco cansativo, embora tenhamos feito diversas paradas no caminho.

Para quem chega de cruzeiro também dá para fazer esse roteiro tranquilamente, uma vez que o porto de desembarque é quase em frente ao Museo del Ron.

Então basta começar por ali e fazer o roteiro com outra organização.

Em relação aos valores, cada drink girava em torno de 5 a 6 CUC e no almoço, que não recomendamos o gasto foi de 60 CUC.

Só o museu da Revolução desse roteiro foi cobrado entrada e não ache que você encontrará supermercados, lanchonetes ou padarias confiáveis no caminho para um lanche.

Para falar a verdade, nem frutas a venda encontramos.

E aqui termina o roteiro de 01 dia em Havana a pé (quase todo a pé).

Nós ficamos 2,5 dias em Cuba, por isso que foi tudo corrido.

No nosso roteiro deixamos 01 dia para Havana, 01 dia para Varadero e Cuevas e 1/2 dia para um tour de carro antigo ou vintage como preferir.

Quem tiver alguma pergunta é só mandar pelos comentários. Sei que é muita informação e ainda é um país com informações de viagens um pouco restritas.

Bjs   e   Até   a   Próxima   Aventura,   sempre   Tentando   Explorar   o Mundo!!!!!!!!!!!!!!!