sexta-feira, 26 de setembro de 2014

De volta a "Terrinha". Lisboa - Portugal: Parte 1


Vamos começar a falar de Lisboa.

O que dizer? Adoro essa cidade. 

Falam que os portugueses são grossos; não acho. 

Tudo bem!!! Tenho família em Portugal e não só em Lisboa; mas considero - os em geral muito simpáticos e agradáveis. 

Mas, certa vez entrei em uma loja de tecido e perguntei o preço de uma fazenda x, o vendedor me olhou e disse: "Não vendo fazendas, fazenda tem porcos e vacas; vendo tecido."

Em outra ocasião estávamos procurando um restaurante para almoçar e fomos a um que nos indicaram (não vou falar o nome dele, pois isso não reflete o restaurante que é muito bom) e chegamos lá por volta das 12:00h. Tínhamos acordado cedo e já estávamos com fome. Ao adentrar o recinto, as portas estavam abertas, todos os funcionários sentados a mesa almoçando. Perguntamos: Já está aberto para o almoço? A resposta foi: "Se quiseres esperar até as 13hs... Agora estamos almoçando." O que aconteceu? Procuramos outro. Se o atendimento só começa as 13h, só bastava colocar uma placa na porta informando ou não manter a porta aberta.

Não considero isso como grosseria e para quem me conhece sabe que sou a super sincera e honesta. Mas os costumes do português são diferentes do nosso. Em geral do europeu. Eles fecham para almoço e sesta. Aí quem me dera isso aqui... Eles usam a língua portuguesa na maneira mais correta e literal das palavras. 

E para quem pensa que é só em Portugal; na Suíça certa vez uma amiga entrou num restaurante as 21:30h para jantar. Sentaram, o garçom veio, perguntou o que queriam, eles falaram e a resposta: "Vocês terão 20 minutos para comer, pois fechamos as 22h." O que aconteceu? Levantaram e foram para outro. A questão foi achar outro que estava aberto, pois a maioria também fechava as 22h.

Aqui no Brasil isso é raro acontecer, mas não impossível. Sábado a noite, queríamos comemorar (nem me lembro mais o motivo) e fomos ao centro da cidade num restaurante que tinha saído na revista na semana anterior. Estávamos no centro por volta das 21h e não achávamos o restaurante, ligamos para ele para pedir ajuda na localização e perguntaram - nos se havíamos feito reserva, dizemos que não. Perguntamos: O restaurante está cheio? Resposta: " Não, mas achávamos que não viria mais ninguém então liberamos o cozinheiro". O que fizemos? Fomos para casa.

Mas chega de contar histórias... Vou falar de alguns dos monumentos e pontos turísticos de Lisboa. Não falarei de tudo, pois estou sem muitas das fotos e o legal é ver o que está se lendo. Então em próximas visitas a cidade irei completando o post de Lisboa.

Esta é uma cidade que se leva em média uns 03 a 04 dias para se conhecer grande parte dela, mas como todo a cidade, não se conhece sua alma e seus costumes em tão pouco tempo.

Começando...


Padrão dos Descobrimentos:





Também conhecido como Monumento aos Navegantes, localiza - se na freguesia de Belém, na cidade de Lisboa.

Na margem direita do rio Tejo, o monumento original foi erguido em 1940 em comemoração ao oitavo século de nascimento de Portugal (Em 1140, foi o ano que D. Afonso Henriques ostentou pela primeira vez o título de Rei de Portugal). Sua réplica atual foi inaugurada em 1960.

Foi pensado originalmente como uma homenagem ao Infante D. Henrique, porém acabou se transformando em homenagem não só ao Infante, mas também seus seguidores e colaboradores.

Tema forma de uma caravela estilizada com 03 grandes velas. Sobre a entrada a espada da Casa Real de Avis (como símbolo da força das armas e da fé cristã), na proa o navegador - D. Henrique e dos dois lados estátuas de portugueses notáveis como Nuno Gonçalves e Camões.

No chão a frente do monumento encontra - se a Rosa dos Ventos de 50m de diâmetro. Ao centro tem - se um planisfério de 14m de largura. Nele pode - se ver as principais rotas e datas dos Descobrimentos Portugueses.







Elevador de Santa Justa:

Também chamado de Elevador do Carmo foi inaugurado em 10 de julho de 1902 é o único elevador vertical de Lisboa que presta serviço público. Estrutura neogótica em ferro forjado; saí da Baixa e "escala" 45m de altura até chegar no Largo do Carmo já no Chiado, de onde se vê Lisboa a seus pés.




Torre de Bélem:



Ela já foi forte, alfândega, farol, prisão e hoje é o maior símbolo do país e Patrimônio Mundial da Unesco.

Construída numa ilha no estuário do Tejo, alterações fluviais e aterros a trouxeram para a margem. 




Sua ornamentação remete as conquistas do Oriente e traz diversos motivos navais. Tem muitas características Orientais e Islâmicas.

Interditar o acesso de navios hostis era o objetivo de D. João II, mas foi D. Manuel I que ergueu a fortificação em homenagem ao patrono de Lisboa - S. Vicente.

Lisboa era o ponto de partida e chegada das caravelas, sendo um porto de parada obrigatório nas rotas internacionais. Como dizia o poeta: "... dar novos mundos ao Mundo."

Na sua arquitetura chama atenção a representação de um rinoceronte, a primeira em pedra que se conhece em toda Europa, sustentando a base de uma guarita; prova evidente do contato pioneiro de Portugal com os outro povos além - mar. 




Cristo Rei:



É um Santuário e um monumento religioso dedicado ao Sagrado Coração de Jesus.

Situa - se a 113m de altura acima do nível do Tejo. A estátua do Redentor de braços abertos voltado para a cidade de Lisboa tem 28m. No concelho de Almada, constitui a sua maior atração turística, seguido pelas famosas praias da Costa da Caparica.

A estátua do Cristo Redentor no Rio de Janeiro, inspirou em 1934 o Cardeal Patriarca de Lisboa a construir um monumento similar. Entretanto, foi a não participação de Portugal na Segunda Guerra Mundial que precipitou a sua concretização, na sequência de uma promessa, feita pelo episcopado, que se Portugal fosse poupado da guerra o monumento seria erguido.

Na base da estátua, que se chega por elevador, tem - se uma vista primorosa da cidade.

Um pouco de informação sobre a estátua brasileira: Ela possui 38m de altura, foi inaugurada em 1931, está a 740m acima do nível do mar e seus braços abertos tem 30m.


Como já ficou muito grande vou dividir em 02 posts.


Bjs e Até a Próxima Aventura, sempre Tentando Explorar o Mundo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário