sábado, 2 de novembro de 2013

Chamonix Mont Blanc - França

Estávamos na casa de uma grande amiga em Vevey - Suíça, e como meu marido ainda não tinha conhecido nenhuma montanha ela nos ofereceu um passeio até Chamonix.

Ficamos na dúvida se iríamos pois no mesmo dia teríamos que ir para Genebra pegar nosso vôo para Lisboa.

Ao acordar, o marido dela não teve dúvida. Falou que iríamos sim, seria rápido e nós iríamos adorar, pois tinha nevado na noite anterior.

Ele estava certíssimo!!!!!!!!!!!!!!!!! Hoje penso em voltar a Chamonix para poder explorar a cidade e as outras atrações que ela possui.

O nosso destino era conhecer o Mont Blanc.


Vindo de Lausanne são 115 km pelo caminho dos Alpes. A estrada é super estreita, mas é uma paisagem maravilhosa. Vale a pena fazer esse caminho com calma.


Chamonix-Mont-Blanc é o nome completo dado à cidade conhecida geralmente só por Chamonix, que fica no departamento francês de Alta-Saboia , na região de Ródano-Alpes , e que tem em frente nada menos que o Monte Branco (4810) , o mais alto cume dos Alpes e da Europa Ocidental .

Lá encontramos o teleférico Aiguille du Midi.



O teleférico tem duas etapas: a primeira sai do centro da cidade e em 10 minutos chega ao Plan de l’Aiguille a 2.317 m. O segundo teleférico, vai até Aiguille du Midi (3.842), num trajeto que dura mais 10 minutos. A sensação de ar rarefeito ao chegar lá pode dar certa tontura, mas o cenário é tão deslumbrante que logo se esquece.




A Aiguille du Midi é um dos pontos de partida do Vale Branco (Vallée Blanche).

Frente ao Monte Branco  e sobre o Vale Branco , o sítio da Aiguille du Midi oferece uma vista majestosa sobre os principais cumes de mais de 4000 metros de altitude franceses, suíços e italianos.



No topo existem uma pequena cafeteria e uma loja de souvenirs.

Fomos em meados de outubro e a temperatura lá em cima estava em torno de –5°C + vento super forte, imaginem a sensação...

Caverna de gelo até o mirante.
Fantástico!!!! Vale Branco. Senhores esquiadores, a partir desse ponto vocês estão sobre sua responsabilidade. Cuidado ao esquiar no gelo.
O vento era muito forte, mas com essas botas emprestadas te digo que não senti simplesmente nem um pouco de pé frio ou gelado. Elas são fantásticas!!!!
Adorei essa pequena porta para o nada dizendo: Acesso proibido aos pedestres. Como seu eu ou imagino outra pessoa qualquer fosse querer passar desse ponto andando. Mas enquanto estávamos lá, algumas pessoas com ski passaram por essa pequena porta. Que coragem!!!!!!!!!

Outros passeios seriam: visitar o Mer de Glace (mar de gelo), formado pela confluência de 3 geleiras: Leschaux Glacier, Géant Glacier e Talèfre Glacier. O acesso até lá é feito por um trenzinho, o Train du Montenvers, que nos leva até o Grotte de Glace, início do mar de gelo. E pegar a Gôndola suspensa, que passa por cima das montanhas e cruza a fronteira entre França e Itália. Este trajeto tem 5 km de extensão, o tempo todo por cima destes picos cobertos de neve, desfiladeiros e gargantas, e vai até o local conhecido como Pointe Helbroner.




Bjs e Até a Próxima Aventura, sempre Tentando Explorar o Mundo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!






2 comentários:

  1. Ana, que legal! Não sabia que vc tinha um blog de viagens.
    Eu tb fui a chamonix na msma época que vc mas não consegui ver neve caindo. Também adorei o caminho. Fiz de trem até a cidade mais próxima, e foi bem legal, pois foi incrível ver o caminho que ele fazia, por dentro da floresta fechada.
    Bem, parabéns pelo blog e sucesso.
    Ass. Patricia (mãe do Lucas)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Patrícia. Realmente é uma cidade muito bonita e muitas vezes esquecida, pois se encontra fora do roteiro Paris e Riviera Francesa que é para onde vai a maior parte dos turistas. Obrigada. Bjs.

      Excluir