quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Amsterdam - Holanda: Parte 1


Amsterdam é uma das pequenas cidades mais extraordinárias do mundo, super romântica e encantadora.


Já fui 02 vezes a essa cidade e posso lhe falar que é maravilhoso retornar a ela.



Chegando pelo aeroporto internacional de Schippol, deve – se pegar o trem (andar inferior ao desembarque) que vai lhe levar até a Central Station que fica uns 20km de distância. Não compensa pegar táxi, é muito caro!!!!!!!!!


Chegando na estação pode – se ir andando até o hotel, utilizar o transporte público ou ir de táxi.

Tipo tuk tuk. Só para falar que andou, mas é caro.

Recomendo 02 hotéis na cidade: o Bottel Amstel que é um navio ancorado que serve como hotel ou o Ibis. Os 02 ficam bem pertos da central, podendo – se ir andando até lá e ficam perto também da biblioteca pública, onde pode – se utilizar os computadores com acesso a internet – free.



Chegou e se instalou no hotel – hora de desbravar a cidade.

Comece andando pelas ruas estreitas com casas que nos mostram uma arquitetura bem diferente. São altas e estreitas, e quando digo estreitas, digo bem estreitas. Inclusive, é em Amsterdam que está a casa mais estreita registrada no Guinness Book. É uma casa de menos de 1m de largura de 03 andares.



Observe que as fachadas das casas são levemente inclinadas para frente e que no alto delas existe uma espécie de braço de madeira com uma roldana na ponta. Não é um mero adorno. Isso tem uma grande utilidade. Devido ao fato da largura ser pequena e de serem casas altas (a maioria de 03 andares), fica difícil colocar os móveis dentro dela. A solução encontrada foi subí-los pela parte de fora com o auxílio da roldana.

Repare na arquitetura das construções, no movimento da cidade, nos canais e os barco – casas na beira dos canais sendo cada um mais interessante que a outra.




Da Central Station andando sempre em frente você irá pegar a Rua Dam que dará na praça principal de Amsterdam que é a DAM Square.

A Dam Square é o centro e o coração da cidade, a praça mais antiga. Como atração histórica é fascinante. O local viu até hoje vários dramas históricos e foi, por exemplo, a área de recepção para Napoleão e as suas tropas durante o ano de 1808 na reconquista da cidade. A impressionante história da praça está bem documentada no Museu de História de Amsterdam.

Agora é um lugar calmo e casa para centenas de pombos e para turistas que descansam das longas caminhadas.

O nome Dam é por causa de um obelisco em homenagem aos soldados que morreram na Segunda Guerra Mundial.

Lá fica o palácio e o Madame Tussauds (museu de cera).

Royal Palace (Knoinklijk Paleis): Em 1655 era como se fosse  a Câmara Municipal, mas em 1808 foi tornado em palácio pelo irmão de Napoleão. Por fora não se espera muito desse palácio, mas por dentro ele realmente é muito bonito. Vale a visita.







Madame Tussauds: Como qualquer outro museu de cera do mundo. Minha opinião, NÃO VÁ. Deixe para um dia quando for visitar Londres, aí você conhecerá o maior museu de cera existente. A entrada não é barata e a fila costuma ser grande.

Navegue nos canais: São inúmeros. Isso levou a cidade a ser conhecida como “A Veneza do Norte”. E por isso, uma viagem a Amsterdam não está completa sem antes ser feito um cruzeiro de barco. Um passeio no canal pode ser fascinante como relaxante durante o dia e encantador e romântico à noite, quando muitas das casas e pontes se encontram iluminadas.

Na rua Dam você poderá encontrar agências de turismo onde se pode contratar seu passeio pelos canais ou você pode fechar direto no local de saída do barco que também fica nessa rua.

Já fiz o passeio tanto de dia e de noite, de dia a visibilidade é bem maior da cidade, mas a noite é muito mais encantador. Se for a dois escolha o passeio com direito a queijos e vinhos a noite. Vale muito a pena e não é caro.







Bjs e Até a Próxima Aventura, sempre Tentando Explorar o Mundo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!







Nenhum comentário:

Postar um comentário